segunda-feira, 21 de novembro de 2011

SESSÃO SOLENE NA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO HOMENAGEIA DIA DA UMBANDA

Powered by Web Agency
RenattodSousa



















Da esq.p/dir:
Pai Silvio Mattos - APEU, Pai Edson dos Anjos - Ass.Paulista de Umbanda, Ogã Juvenal - UMUG, Pai Engels de Xangô - Aldeia de Caboclos, Vereador Quito Formiga, Pai Ronaldo Linares - Santuário de Umbanda, Pai Milton Aguirre - SOUESP, Sandra Santos - AUEESP, Ogã Franklin de Ogum - Fed.Carapicuiba, Pai Rubens Saraceni - Colégio de Umbanda Sagrada.


 
Por iniciativa do vereador Quito Formiga (PR), a Câmara prestou homenagem nesta quinta-feira, em sessão solene, ao Dia da Umbanda e do Umbandista, comemorado no dia 15 de novembro.

A Umbanda surgiu em 15 de novembro de 1908 com o médium Zélio Fernandino de Moraes, que na época tinha 17 anos de idade. É comum ouvir dizer que a Umbanda foi trazida ao Brasil pelos escravos, entretanto considera-se que a Umbanda surgiu sobre o amálgama das crenças negras e nativas com o cristianismo.

O vereador Formiga é autor do projeto de lei que instituiu a data no calendário comemorativo de São Paulo. “É um momento de alegria muito grande na nossa Casa, na Câmara, promover junto com vocês um evento como este. Vocês já pensaram em como deve ser triste não ter uma religião? Como deve ser triste para alguém acreditar que não acredita em Deus? Não é possível que uma pessoa assim sinta felicidade. Para a umbanda e para o movimento espírita eu não sou o vereador, mas o amigo Quito Formiga”, disse o vereador proponente.

No decorrer do evento, várias pessoas representando entidades do Estado de São Paulo foram homenageadas. “Eu vejo aqui uma oportunidade de ouro para a gente resgatar o trabalho bom que a umbanda tem feito. É mais uma oportunidade de dar conhecimento ao publico que nós existimos. Somos uma religião estruturada, com um passado do qual podemos nos orgulhar. Somos a primeira religião verde-amarela”, defendeu o presidente da Federação Umbandista do Grande ABC, Pai Ronaldo Linares.

Segundo o escritor e presidente do Colégio de Umbanda Sagrada Pai Benedito de Aruanda, Rubens Saraceni, é importante trazer para dentro do espaço público as lideranças religiosas do País. “Somos uma religião que vem se elaborando, se transmutando e se adaptando. Se hoje estamos aqui, temos que agradecer ao vereador Quito Formiga, que viabilizou através de um projeto de lei a semana em homenagem à umbanda”, disse Saraceni, autor de 57 livros que tratam dos diversos aspectos da religião.

(17/11/2011 - 22h08)
Fonte: SITE DA CÂMARA

Nenhum comentário: