quarta-feira, 23 de março de 2011

CONVITE - HOMENAGENS EM ABRIL


CONVITES DA APEU- HOMENAGENS EM ABRIL DE 2011


23 DE ABRIL ÀS 18:00 HORAS – SÁBADO DE ALELUIA
22º AJUCÁ – HOMENAGEM A CABOCLA JUREMA E SUAS FALANGEIRAS
VENHA SABOREAR CONOSCO O DELICIOSO ABARÉM (BOLO DE MILHO VERDE).

30 DE ABRIL ÁS 18:00 HORAS
FESTA EM HOMENAGEM A SENHOR OGUM
TRAGA ESPADAS DE SÃO JORGE PARA SEREM IMANTADAS PELAS ENTIDADES INCORPORADAS.

LOCAL: RUA ROMILDO FINOZZI, 137 – JARDIM CATARINA – SÃO PAULO – SP
FONE: (11) 2911-4198 – E.MAIL: cabocloubatuba.apeu@hotmail.com

SITE: www.apeu.rg.com.br
BLOG: http://apeuumbanda.blogspot.com

Sandro C.Mattos- Secretário/APEU

Divulgação: RÁDIO RAÍZES DE UMBANDA – http://www.raizesdeumbanda.com

segunda-feira, 14 de março de 2011

Ajude e passar essa idéia adiante....

CURSOS GRATUITOS NA APEU
TURMAS 2011

Curso de Iniciação e Aperfeiçoamento Mediúnico: curso teórico sobre mediunidade e seus fenômenos. Início: 25 de abril às 21:00 hs. - Orientador: Pai Silvio Mattos. Duração do curso: até dezembro/2011.


Curso de Cânticos de Umbanda: conheça o motivo pelo qual a Umbanda utiliza os pontos cantados, suas classificações e funções. Engloba aproximadamente 500 pontos cantados, antigos e novos. Início: 27 de abril às 21:00 hs. - Orientador: Ogã Alabê Sandro Mattos. - Obs: curso apostilado (valor da apostila a definir). Importante: neste curso não ensinamos toques de atabaques. Duração do curso: até dezembro/2011.


Observação: os cursos são totalmente gratuitos, sem taxa de matrícula ou mensalidades. O único custo é o da apostila, especialmente no caso do curso de cânticos.
As aulas são presenciais e semanais. Não temos opção de curso à distância. Após a conclusão, o aluno recebe o certificado com a média final baseada nas notas conquistadas nas provas ministradas durante o período.
Contato: (11) 2911-4198 ou cabocloubatuba.apeu@hotmail.com ou scm-bio@bol.com.br


===============================================

PROJETO ARUANDA - AUXILIO A MORADORES DE RUA


O Projeto Aruanda nasceu atendendo 8 moradores de rua da zona leste de São Paulo, com entrega de lanches e sucos.
Hoje o PA, que é um trabalho da APEU - Associação de Pesquisas Espirituais Ubatuba (Templo de Umbanda Branca do Caboclo Ubatuba), entrega às segundas-feiras uma média de 150 marmitex, água e roupas a esses irmãos que vivem esta difícil situação.
O objetivo do Projeto Aruanda é apenas prestar a caridade (mesmo que momentânea) a estes irmãos, sem qualquer obrigatoriedade ou deste seguir esta ou aquela doutrina religiosa. Aliás, o assunto religião só é tocado quando os próprios moradores de rua solicitam (o que acontece, mas até do que se imagina). É comum solicitarem preces e orações de agradecimento no momento em que recebem a comida.
Respeito e caridade é o lema, por isso estamos abertos a receber qualquer voluntário que queira nos auxiliar, seja na cozinha, no preparo dos marmitex ou na distribuição.
Auxilio financeiro e doação de alimentos também é bem-vindo, já que somos uma instituição sem fins lucrativos e tiramos das doações recebidas, o sustento do projeto.
Entre em contato conosco: (11) 2911-4198
Coordenadores: Ted e Rogério

===========================================

EVANGELIZAÇÃO INFANTIL NA UMBANDA
GRUPO CRIANÇAS DE ARUANDA


Criado há 4 anos, o curso de evangelização infantil na Umbanda promovido pela APEU, leva às crianças lições sobre religiosidade, ética, moral e respeito ao ser vivo e ao meio ambiente.
As aulas são ministradas aos domingos na sede da APEU, das 10:00 às 12:00 hs, e são divididas em, orientação religiosa, moral, etc..., brincadeiras lúdicas e hora do lanche, num envolvimento total dos pequenos com o conteúdo da aula do dia e com uma grande integração entre alunos e orientadores.
Importante: as crianças podem entrar no curso em qualquer período do ano, pois as matrículas não são fechadas.
O CURSO É TOTALMENTE GRATUITO.
Orientadoras: Ariane, Cristina e Cristiane
Contato (11) 2911-4198
=================================================


Indicamos:


Livros:


A Trajetória de Um Guardião Viking - Silvio da Costa Mattos - Madras Editora
O Arraial dos Penitentes - Silvio da Costa Mattos - Editora Cristális
O Livro Básico dos Ogãs - Sandro da Costa Mattos - Ícone Editora



Web Rádio Raízes de Umbanda - Criação: Sandro Mattos
Acesse: http://www.raizesdeumbanda.com/



===========================================
 Quer ver como se chega na APEU: Visite nosso site www.apeu.rg.com.br e clique em "contato".


APEU - ASSOCIAÇÃO DE PESQUISAS ESPIRITUAIS UBATUBA
Templo de Umbanda Branca do Caboclo Ubatuba
Rua Romildo Finozzi, 137 - Jardim Catarina - Zona Leste
São Paulo - SP - Cep 03910-040
Fone (11) 2911-4198
Site www.apeu.rg.com.br
Blog http://apeuumbanda.blogspot.com


APEU - 30 ANOS DE FÉ, AMOR E CARIDADE

sexta-feira, 11 de março de 2011

Façamos nossa parte! Oremos aos espíritos necessitados!

Seu Sete Portas avisou. Você lembra?

Irmãos da APEU e outros irmãos mais próximos:

Não sei se todos lembram, mas Seu Sete Portas, Exu Guardião da nossa humilde casa,  falou na última gira de esquerda do ano de 2010:

“Avisa o burro (forma figurada como os Exus chamam seus médiuns/aparelhos, no caso, Pai Silvio) que no próximo ano pouco vou trazer a ele do novo livro, pois terei muitos afazeres lá no meu reino. Muitos espíritos serão levados, em resgates coletivos. As águas irão invadir as terras, inclusive as do Reino do Maré (falando do Exu Maré, que também atua na casa)”.

E na última gira de janeiro de 2011 ele voltou a falar:

“Eu avisei que as águas iriam invadir, mas as pessoas só esperaram as águas do mar (falando das enchentes que fizeram muitas vítimas). Esqueceram que a água também vem de cima. Mas ainda teremos mais água invadindo. E se preparem, tá pra acontecer uma guerra. Portanto peço a todos: mantenham a chama da fé acesa e orem pelos que serão resgatados e pelos que ficarão”.


Mais uma prova pra todos nós!
Tem que ser muito vacilante pra não ter fé!
Salve Seu Sete Portas e todos seus companheiros de jornada!
Laroyê!

Que ele e todos os espíritos que atuam na mesma colônia possa ajudar os espíritos que a eles forem conduzidos.
Da nossa parte, cabe a todos nós orar e irradiar amor, paz e energias revitalizadoras.
É isso que o Seu Ubatuba e Seu Sete Portas pedem: que façamos, ao menos, a nossa parte!
Saravá!
Sandro Mattos - APEU

Vejam as últimas notícias:

11/03/2011 às 11:10 Atualizado em 11/03/2011 às 11:13
Tsunami atinge o Japão após forte terremoto: centenas de mortos

O Globo
TÓQUIO - A costa nordeste do Japão foi sacudida nesta sexta-feira por um terremoto com magnitude de 8,9 graus na escala Richter que gerou uma tsunami de dez metros que arrastou carros e construções nas cidades litorâneas perto do epicentro. Segundo a polícia, entre 200 e 300 corpos já foram encontrados. É o maior tremor já registrado na história do país, que mantém dados sobre abalos há 140 anos. De acordo com o embaixador do Brasil no Japão, Marcos Galvão, não há registro de brasileiros mortos ou feridos na tragédia. Segundo ele, há 254 mil brasileiros no país, mas a maioria se concentra em Tóquio. O maremoto atingiu o estado americano do Havaí, no Pacífico, e a Indonésia.
A capital japonesa também foi afetada pelo tremor, mas não foi devastada pela onda gigante como outras cidades. O alerta de tsunami se estende do México à América do Sul, mas a maior preocupação é
O terremoto aconteceu às 14h46m (2h46m no horário de Brasília). O epicentro foi localizado a 24 quilômetros de profundidade e a 130 quilômetros a leste da cidade de Sendai. O abalo foi seguido por uma série de réplicas, entre elas uma com uma magnitude de 7,4 graus.
Em Tóquio, os prédios oscilaram violentamente. A cidade ficou sem transporte público, com os serviços de telefone celular instáveis e algumas construções em chamas.
Após o tremor, a tsunami arrasou tudo o que encontrou em sua passagem pela costa japonesa, incluindo casas, carros, prédios incendiados e embarcações. Cerca de quatro milhões de casas estão sem energia elétrica em Fukushima.

As imagens da televisão pública NHK mostraram inundações em vários povoados da costa japonesa. A emissora mostrou uma coluna de água arrastando escombros em uma zona agrícola costeira perto da cidade de Sendai, onde há uma população de um milhão de pessoas.
A televisão também exibiu imagens de embarcações, carros e caminhões flutuando na água depois de uma tsunami ter atingido a cidade de Kamaichi, no norte do país. Também foi vista fumaça elevando-se sobre uma zona industrial na área de Isogo, em Yokohama. Já a prefeitura de Wakayama ordenou a retirada de 20 mil pessoas depois de emitir alertas de tsunami.
Epicentro já foi atingido por terremoto de 8,1 graus
A costa nordeste do Japão, chamada de Sanriku, já sofreu o impacto de terremotos e tsunamis no passado. Na quarta-feira foi registrado um terremoto de 7,2 graus na região.
Em 1933, um terremoto de magnitude de 8,1 graus na área causou cerca de 3 mil mortes, e no ano passado algumas instalações pesqueiras sofreram danos depois de uma tsunami provocada por um terremoto no Chile.
Os tremores são comuns no Japão, uma das áreas com maior atividade sísmica do mundo e mais preparada para os abalos. No país ocorrem cerca de 20% dos terremotos de magnitude 6 ou superior que ocorrem no mundo.


Atualizado em 10 de março, 2011 - 11:38 (Brasília) 14:38 GMT
Conflito na Líbia já configura 'guerra civil', diz Cruz Vermelha

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha disse nesta quinta-feira que o conflito na Líbia escalou para uma guerra civil, e que a população civil está sofrendo as consequências do aumento da violência na região.
Falando em Genebra, na Suíça, o presidente da Cruz Vermelha, Jakob Kellenberger, disse que a agência está "preparada para o pior" e criticou ainda o fato de vastas áreas do país permanecerem inacessíveis para as agências humanitárias.
"Meu entendimento é que agora temos um conflito armado não-internacional, ou seja, uma guerra civil", disse Kellenberger.
"Sempre temos de estar preparados para o pior, e nesse caso específico isso quer dizer que temos de nos preparar para uma intensificação dos enfrentamentos."
As forças do coronel Muamar Khadafi continuaram nesta quinta-feira atacando áreas anteriormente tomadas pelos rebeldes.
Novos ataques a bombas e mísseis foram realizados perto do complexo petroquímico de Ras Lanuf e, mais ao leste, a Força Aérea líbia bombardeou Brega, que também está sob controle insurgente.
Movimentação
Feridos em Ras Lanuf e Bin Jawad são levados para hospitais em Benghazi
O repórter da BBC Pascale Harper, que está em Benghazi – a sede dos rebeldes, no leste da Líbia – disse que muitos feridos na frente de batalha perto de Ras Lanuf têm sido levados para a cidade.
O chefe da missão da Cruz Vermelha em Benghazi, Simon Brookes, se disse preocupado com a falta de acesso da organização ao oeste do país, onde várias áreas permanecem sob controle do regime ou são palco de intensos combates.
"Não temos acesso ao oeste, e precisamos ter acesso. Estou falando de Zawiya, de Misrata, de Trípoli. Achamos que há um conflito armado aqui, e é por isso que a Cruz Vermelha precisa ter acesso a ambas as regiões", disse Brookes à BBC.
Em Genebra, Kellenberger disse acreditar que as populações no oeste da Líbia estão sendo ainda mais afetadas pelos enfrentamentos. Citando fontes confiáveis, o presidente da organização humanitária disse que o uso de aviões no conflito líbio elevou rapidamente o número de vítimas.
Em Misrata, pelo menos 40 pessoas deram entradas em hospitais com ferimentos graves, e outros 22 corpos foram deixados no local, afirmou o presidente da Cruz Vermelha.
Não temos acesso ao oeste, e precisamos ter acesso. Estou falando de Zawiya, de Misrata, de Trípoli. Achamos que há um conflito armado aqui, e é por isso que a Cruz Vermelha precisa ter acesso a ambas as regiões.
Simon Brookes, chefe da Cruz Vermelha em Benghazi
"Não sabemos qual são as necessidades de ajuda humanitária na área controlada por Trípoli. Estão dizendo (o governo) que tudo está sob controle, que todos os hospitais estão funcionando perfeitamente e que não há necessidade de assistência humanitária externa", disse.
"Estamos preocupados, porque gostaríamos de avaliar com os próprios olhos a situação."
Batalha diplomática
Mais de mil pessoas teriam morrido desde o início dos confrontos, em fevereiro. Cerca de 212 mil pessoas - a maioria trabalhadores imigrantes - já deixaram o país, segundo estimativas da ONU.
Mais cedo, a França expressou sua desaprovação com a repressão do regime aos civis e reconheceu a liderança rebelde da Líbia - o Conselho Nacional Líbio (CNL) - como governo legítimo do país. Foi o primeiro país a reconhecer o CNL, que reúne vários grupos de oposição ao regime de Muamar Khadafi.
O governo francês informou que enviará em breve um embaixador a Benghazi.
A decisão foi anunciada em Paris pelo gabinete do presidente Nicolas Sarkozy, um dia depois de deputados do Parlamento Europeu terem exortado a União Europeia (UE) a reconhecer os rebeldes.
O regime de Khadafi, há 41 anos no poder, está sob pressão da comunidade internacional. A Otan deve discutir ainda esta semana opções militares para lidar com o conflito líbio, incluindo a possível adoção de uma zona de exclusão aérea a fim de conter os bombardeios aéreos de áreas rebeldes por forças leais a Khadafi.
Na quarta-feira, Khadafi disse que a população pegará em armas se for imposta a zona de exclusão aérea.
"Se eles (os países ocidentais e a ONU) tomarem esta decisão, será útil para a Líbia, porque o povo líbio verá a verdade, que o que eles querem é assumir o controle da Líbia e roubar seu petróleo", disse Khadafi. "Então o povo líbio pegará em armas contra eles", afirmou.
Em entrevista à TV turca TRT, Khadafi disse que países ocidentais querem impor a zona de exclusão aérea para "tomar o petróleo líbio".
Khadafi alega que governos europeus e a rede Al-Qaeda estão incitando a juventude da Líbia a aderir à revolta contra seu governo.

Sandro C.Mattos - Secretário/APEU

quinta-feira, 3 de março de 2011

Fumo e bebida na Umbanda, são bons exemplos?

Por Sandro da Costa Mattos

Muitos dizem que na Umbanda se usa o fumo porque o Preto-Velho Pai Antônio pediu um cachimbo na sua primeira manifestação no médium Zélio Fernandino de Moraes em 16 de novembro de 1908. Na verdade, olhando bem a história, notaremos que Pai Antônio, quando perguntado do que ele sentia falta da época em que estava na Terra (ou seja, no que ele ainda sentia necessidade) ele disse: “meu pito, que deixei no toco no momento da minha passagem” (daí vem o ponto cantado).

Observem que ele não pediu o cachimbo como elemento de trabalho, mas sim, para "matar" uma saudade dos tempos em que estava no corpo físico. Na verdade o primeiro elemento colocado por ele e que, aliás, foi o primeiro elemento material usado na Umbanda, foi uma guia de rosário.

Outros alegam que é uma tradição indígena, mas esquecem que apenas o pajé e seus poucos aprendizes eram os conhecedores da magia da fumaça e não todos os índios da tribo (nem todo caboclo que atua na Umbanda foi pajé).

Algum tempo atrás descobri que a Tenda São Jorge (uma das casas fundadas pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas), não utilizava cachimbo e charuto em seus trabalhos e que mudou anos depois por influência de um novo sacerdote que assumiu a casa.

Isso deixa claro (na minha visão) que as entidades não necessitam desses artifícios para atingirem seus objetivos, e mais, que não é uma coisa recente, como eu mesmo acreditava (há tempos venho percebendo que o número de casas que estão deixando de utilizar esses elementos em seus rituais vem crescendo, sendo que em algumas, primeiro deixaram de adotar a bebida, em outras, o tabaco também).

O uso do fumo e principalmente da bebida alcoólica é, no mínimo, um péssimo exemplo para nossa juventude, principalmente num país em que o número de viciados jovens é cada vez maior.

Isso sem contar com a saúde. Muitos alegam que a entidade não é viciada e que ela não aspira, ou seja, não traga a fumaça do cigarro, pois apenas a utiliza como defumação. Mas essa defumação seria tão importante assim se todos são defumados previamente no terreiro? E o efeito dela, vale mais à pena do que o perigo exposto à saúde das pessoas?

Digo isso porque, mesmo não sendo tragada, a fumaça entra na boca do médium. Talvez poucos se atentem a isso, mas o câncer de boca (e esôfago) é um dos que mais matam no Brasil. E sabe qual é um dos principais desencadeadores do câncer de boca? O tabaco, principalmente quando associado ao uso de bebidas alcoólicas (corriqueiro na maioria das tendas).

Câncer de pulmão: índices elevadíssimos mostram que tanto quem fuma como quem respira (fumante passivo), correm riscos. Num ambiente fechado, como é uma tenda de Umbanda, como ficam aqueles que são obrigados a respirar aquela fumaça de tabaco?

Entendo que existem pessoas que defendem o uso do fumo e da bebida (essa, pra mim, pior ainda), mas em pleno século 21, muitos dizem que a Umbanda está evoluindo e se desprendendo dos elementos materiais; e se está, porque então não abolir esses costumes de vez, auxiliando assim muitos órgãos que lutam bravamente para acabar com esses vícios pelo mundo?

As entidades se adaptam rapidamente sem esses elementos, pois muitas vezes os utilizam, mais por necessidade do médium e até do consulente, que precisa de algo material para acreditar que ali tem mesmo um espírito atuante.

Lembro-me de uma vez em que o Exu da casa em que freqüento chegou muito chateado. Ele nos disse que havia visitado um outro terreiro e quando lá incorporou num médium, logo foi recebendo um charuto e um copo de cachaça (marafa). Quando o Exu (que é de Lei) avisou que não bebia e nem fumava, pois já havia entendido que não precisava disso para fazer caridade, foi vítima de risos, e falaram para ele que ele não era um Exu. Isso mostrou que a dificuldade para o umbandista aceitar um guia que não fuma e bebe ainda é muito grande (quando é um Exu ou um marinheiro ou baiano então, nem se fala).

Mas voltemos ao uso do fumo e de bebidas nos terreiros de Umbanda!

Entendemos que a tenda de Umbanda é um local sagrado, não é mesmo? Assim como outros templos religiosos. Então porque só a Umbanda abre espaço para usar esses elementos em suas “igrejas” (entenda igreja como local sagrado = casa de Deus). Até mesmo no Candomblé não existe a ingestão de bebida e fumo com o orixá manifestado (bolado) nos médiuns.

Os estudiosos da aura humana já escreveram vários artigos, entre os quais chamo atenção para o livro “Os Chakras”, escrito por C.W. Leadbeater, que alerta sobre a má influência do uso do cigarro, da bebida e das outras drogas sobre nossa tela protetora que recobre o perispírito e protege os chakras (essenciais para a prática da mediunidade).

A maioria dos terreiros solicita aos seus médiuns para que fumem menos e se abstenham da bebida alcoólica no dia dos trabalhos. Pra que? Tal solicitação não faz sentido, se no terreiro esses mesmos elementos são liberados (em alguns casos, até fora de controle, causando problemas mais sérios)? Certa vez presenciei isso numa festa de Iemanjá, no município de Praia Grande/SP, onde um dirigente chorava desesperado porque duas das suas filhas-de-santo haviam morrido afogadas e que teriam sido levadas pelas “Santas” para o mar – detalhe: o próprio dirigente tinha um forte cheiro de álcool na boca. Eu como umbandista fiquei chocado; imagine uma pessoa que não conhece a religião e acha que todo terreiro trabalha dessa forma!

E como fica uma pessoa que tem ojeriza ao cheiro do tabaco (e do álcool), ou mesmo alguém que sofre de asma e/ou bronquite? Não poderá ser umbandista? Eu mesmo já precisei sair mais cedo quando visitava um terreiro, porque não agüentava o cheiro forte e a fumaça que fazia me arder os olhos (quem tem problemas respiratórios, como uma simples rinite, sabe o que estou dizendo).

Algumas casas permitem que apenas médiuns desenvolvidos possam fumar e beber. Legal! Isso é importante, para não atrapalhar a psique do médium novato. Mas se durante anos o guia não precisou beber e fumar para trabalhar, porque precisará de uma hora para outra?

Outra questão importante é sobre o tratamento a pessoas viciadas. Todas as religiões possuem trabalhos importantes nesse sentido, e vemos constantemente pessoas que se livraram das drogas e do álcool através da religião. Mas como servir de exemplo a essas pessoas, se utilizamos tais elementos dentro do culto? Fica difícil convencer alguém através do “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, não é mesmo?

E para completar, no final dos trabalhos, seria correto, elevar o pensamento a Deus, fazer preces e no dirigir às Esferas do Astral Superior (Aruanda), com um tremendo “bafo-de-cana” na boca? Muitas pessoas que defendem o uso do álcool alegam que o cheiro da bebida não altera o hálito do médium, porém sabemos que isso seria impossível. O que ocorre é que o mesmo é mascarado pela mistura do álcool com a fumaça do fumo.

Bom, eu poderia enumerar várias outras situações, mas paro por aqui. Não estou criticando quem usa, nem vou achar que uma entidade é de Luz ou não por usar o fumo, muito pelo contrário. Respeito todos, até porque, na casa que freqüento, por algum tempo também se usou o fumo e a bebida, porém essa prática foi abolida pelo mentor há mais de 25 anos. E sei também que maravilhas acontecem em todos os terreiros de Umbanda, independente do ritual utilizado.

Também não posso deixar de explicar que não sou contra o uso de bebidas em centros de segurança, pois sei que são fontes de energia e utilizadas para defesa da casa na firmeza de pontos especiais (como a tronqueira, por exemplo). Também sei que são utilizadas como componentes de determinados banhos especiais, assim como em certas oferendas. Além disso, entendo que tais elementos possam e muitas vezes devem ser utilizados como material de trabalho pela entidade manifestada, desde que não ocorra sua ingestão, pois sabemos que os espíritos precisam na verdade da parte etérea dos mesmos, e para isso, não é necessário que seja colocado uma gota de álcool no organismo do médium. Isso é claramente comprovado em muitas casas em que as bebidas ficam em copos ou “coités”, dentro do ponto firmado da entidade, sem a necessidade do espírito beber o líquido ali contido.

De qualquer forma, buscando plantar a semente de um debate democrático e respeitoso, acho que esse é um ponto que merece um momento para reflexão.

Saravá!

Sandro da Costa Mattos
Ogã Alabê da APEU – Associação de Pesquisas Espirituais Ubatuba – Templo de Umbanda Branca Caboclo Ubatuba
Site: www.apeu.rg.com.br
Blog: www.apeuumbanda.blogspot.com

terça-feira, 1 de março de 2011

NÚCLEO CRIANÇAS DE ARUANDA

CURSO DE EVANGELIZAÇÃO INFANTIL DA APEU - CRIANÇAS DE ARUANDA

As crianças do curso de evangelização infantil da APEU assistiram, na aula do dia 20 de fevereiro de 2011, um filme (desenho animado) com a história do Mestre Jesus, do nascimento à sua ascensão.
Durante o filme, muitos assuntos colocados durante o curso foram sendo explanados pela orientadora Ariane Aguiar para os pequenos que estiveram na aula.

O curso para as crianças é aberto o ano todo. Não tem turma fechada, ou seja, a qualquer momento novas crianças podem entrar no curso. As aulas acontecem aos domingos, das 10:00 às 12:00 horas e é totalmente gratuito.