Cursos Gratuitos

Desde os anos 80 a APEU ministra cursos, sempre de forma gratuita, para todos que buscam se aprofundar no conhecimento da espiritualidade e da religião umbandista

Os cursos são presenciais e abertos para qualquer pessoa que queira participar.

Para adquirir seu certificado de conclusão, os alunos devem participar das aulas e fazer as provas
bimestrais, cuja média ditará a nota final que será indicada no diploma.

Como fazer a matrícula: os cursos iniciam sempre logo após a Semana Santa, ou seja, na reabertura após o recesso da quaresma. Assim, indicamos que nos procure em nossa sede ou ainda, através do telefone (11) 2911-4198 ou do e-mail scm-bio@bol.com.br, sempre a partir de fevereiro.

CURSOS MINISTRADOS NA APEU

Curso de Iniciação e Aperfeiçoamento Mediúnico
Orientador: Pai Silvio Mattos
Aulas às segundas-feiras às 21:00 hs
Este curso trata de forma teórica, todos os fenômenos ligados à fenomênica da mediunidade e suas diversas manifestações.
Importante: este não é um curso de desenvolvimento meduínico. Não faremos "puxada" de entidades espirituais nos alunos, pois entendemos que isso deve ser feito dentro do terreiro em que cada um está vinculado, uma vez que o médium tem uma ligação direta com o fundamento da casa em que está ligado.

Curso Básico de Umbanda - Módulos 1 e 2
Orientador: Pai Silvio Mattos
Aulas às terças-feiras às 21:00 hs
Este curso trata dos assuntos relacionados à Umbanda. Só pode participar deste curso quem já concluiu o curso sobre mediunidade, uma vez que alguns temas tratados precisam de uma base maior sobre o assunto em questão. Duração 2 anos, por isso, os módulos 1 e 2.

Curso de Cânticos de Umbanda
Orientador: Alabê Sandro Mattos
Aulas às quartas-feiras às 21:00 hs
Este curso visa passar aos alunos o conhecimento sobre a musicalidade umbandista, especialmente no que diz respeito aos pontos cantados. São ensinados aproximadamente 500 pontos, das mais diversas linhas atuantes na Umbanda, bem como, as cantigas ditas como especiais, como: ponto de visita, ponto sotaque, ponto a sacerdotes, ogãs, etc..
Importante: este curso não ensina toques de atabaques. Como o nome diz, é um curso voltado aos cânticos.

Observação: Sob a orientação espiritual, só ensinamos os toques ritualísticos e outras orientações a Ogãs devidamente confirmados pelas entidades ou pelo dirigente que coordena a pessoa. Por conta disso, quando estes ogãs iniciantes (ou que ainda vão ser iniciados) são de outras casas, é de bom tom que sejam autorizados pelos seus sacerdotes/alabês responsáveis.

CURSOS GRATUITOS DA APEU
Vagas abertas estão abetas sempre a partir de fevereiro.
Início das aulas: sempre na semana seguinte após a Páscoa e vão até o final do ano
ou até o início do ano seguinte.
Aulas semanais das 21:00 às 22:30 hs.

Orietadores: Pai Silvio Mattos e Sandro Mattos

APEU - Associação de Pesquisas Espirituais Ubatuba
Rua Romildo Finozzi, 137 - Jardim Catarina - zona leste
São Paulo - SP
Fone: (11) 2911-4198

Um comentário:

France Zen disse...

Sandro, boa tarde. Vc tem disponibilidade para dar o curso de pontos em nossa cidade, Cambuí, Sul de Minas Gerais, à 150km de SP?! Cobrimos todos os custos.
Nós estamos iniciando um trabalho aqui na cidade, com aproximadamente 35 pessoas. Iniciamos com Apometria e esse trabalho está nos remetendo à nossa querida Umbanda. Muita gratidão e um forte abraço