No dia 14 de maio a APEU, após dois anos de recesso devido à pandemia de Covid-19, voltou às atividades públicas com a Louvação aos Pretos Velhos.
Na ocasião, alguns membros da sua corrente receberam seus imalês, que são dísticos com o ponto do mentor Caboclo Ubatuba, destinado aos médiuns que completaram sete anos como filhos da casa: Daniel, Roberta, Aline Cocharero, Maria Eduarda (Duda), Fábio Molina, Fernanda (Fefê), Diogo, Artur, Brenda e Gabriel.
Quando Seu Ubatuba chegou, além de poder conversar com médiuns, recebeu convidados que vieram prestigiar os trabalhos. Além disso, destacamos a presença do Ogã Wanderley (Tio Wando), afastado em razão da fragilidade da sua saúde em razão de um câncer já em estado bastante adiantado. Foi com emoção que todos os presentes puderam presenciar este momento de fé, quando ele pôde não só receber as bençãos do Caboclo Ubatuba, mas também saudar o congá, os atabaques, o Caboclo Boiadeiro da Jurema (entidade que cuida dos Ogãs da casa) e todos os filhos da casa, inclusive cantando o pout-pourri em louvação aos boiadeiros.
Ainda tivemos o cruzamento na Lei de Pemba do jovem João Victor, que passou a incorporar o grupo de Ogãs da APEU, bem como do médium Milton Kida.
Após a subida do mentor, os Vovôs e Vovós de Aruanda se fizeram presentes e atenderam o público em geral, além de abençoar os bolos de fubá e o café que foi distribuido a todos.
No final, como tradicionalmente é feito, foi realizada a corrente reluzente aos Pretos Velhos.
Adorei às Almas!