quinta-feira, 13 de agosto de 2009

OS GUARDIÕES EXUS
Por Sandro C.Mattos
Dia 13 de Agosto é o dia dos Exus na Umbanda, muito embora, algumas casas os homenageiam no mês de fevereiro. Infelizmente muitas pessoas desconhecem o que são nossos queridos e companheiros irmãos Exus. Devido a uma infeliz comparação originada no sincretismo afro-católico, são confundidos muitas vezes, com a imagem do Diabo, o que não é verdade.
Os Exus são espíritos que por algum motivo foram destinados a trabalhar em um grau evolutivo mais próximo ao dos seres encarnados. São auxiliares dos Orixás e dos Mentores.
Verdadeiros guardiões dos templos umbandistas, protegem os médiuns e os assistentes da ação de espíritos e das forças negativas. Não devem ser confundidos com os Quiumbas, seres maléficos, marginais do astral, sempre voltados à prática da feitiçaria, pois atuam diretamente junto aos magos negros das regiões trevosas. Esses sim praticam o mal pelo mal e não possuem a visão do que é evoluir espiritualmente.

Os Exus podem ser classificados em:

Exus Pagãos, que fazem qualquer tipo de serviço. Não são maus, mas sim, escravos da vontade humana, que aproveitando do seu desconhecimento do real sentido da palavra caridade, os utilizam para atingir seus objetivos, muitas vezes mesquinhos e interesseiros. Para eles não existe diferença entre fazer o bem e ou mal; simplesmente atendem aos pedidos solicitados.
Já os Exus de Lei, chamados também de Exus Batizados, são aqueles que possuem a verdadeira no-ção de que, fazendo o mal em nada ajudarão em sua evolução espiritual. Assim, só trabalham para o bem, não aceitando, de forma alguma, agir contra a Lei Maior. Praticam caridade pela caridade, buscando sempre a Luz Divina na sua ascensão nos degraus da espiritualidade, e até por essa razão, em seus trabalhos não existe e nem é solicitada nenhuma espécie de sacrifício animal.

Na chamada Banda da esquerda, ainda trabalham as Pomba-Giras, Exus de essência feminina, e, cujos níveis de evolução são os mesmos dos demais.

Quando existe um trabalho feito ou uma demanda, normalmente quem se propõe a desativar as energias negativas e expulsar os seres trevosos, é o Exu, por ser grande conhecedor da magia, além de atuar numa vibração que o favorece adentrar locais onde outra Entidade, precisaria baixar muito sua vibração, para poder atuar.
O dia dos Exus é sexta-feira, sua cor: o preto e vermelho ou apenas branco e sua saudação é: Laroiê! Mojibá!

Texto de Sandro da Costa Mattos - editado no Jornal Umbanda Branca - edição nº 05 - Agosto/2005 - vinculado à APEU-Associação de Pesquisas Espirituais Ubatuba - S.Paulo/SP

Um comentário:

Valéria disse...

Belo Texto!!!