sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO

A APEU deseja a todos, um ano vindouro repleto de luzes de bençãos.
Que o Menino Jesus traga paz, saúde, amor e felicidade em vossas vidas e que a vibração oriunda das esferas celestiais possam envolver a todos, com a proteção divina dos Sagrados Orixás e das entidades espirituais que militam nesta Seara de Luz chamada Umbanda.
E que Zambi, permita nossa volta em janeiro do ano que vem, revigorados no amor e na fé, sempre prontos a praticar a caridade pura e desinteressada a aqueles que necessitam.
Saravá!

São os votos de toda a família APEU aos seus irmãos de fé, amigos e simpatizantes!

Pai Silvio C.Mattos - Presidente
Ogã Sandro Mattos - secretário
Voltaremos às nossas atividades religiosas no dia 08 de janeiro, sexta-feira, às 20:30 horas.
Contamos com sua presença.

Mensagens de Natal:

"Cristo nasce no berço da ternura. O amor é um poder maior do que o ódio. Tudo o que você disser, diga com amor. Não prejudique ninguém. Não julgue os outros. Não odeie ninguém, ame a todos; veja o Cristo em tudo. Pense em tudo em termos de universalidade".
Paramahansa Yogananda

"Para trazer a consciência divina até a nossa consciência humana, temos que superar o limitado conceito convencional de Cristo. Para mim, o Natal é um pensamento de grandeza espiritual - uma percepção de que nossas mentes são um altar de Cristo, a Inteligência Universal em toda a criação. Jesus nasceu numa pequena manjedoura, mas o Espírito do Cristo é onipresente".
Paramahansa Yogananda


APEU - Associação de Pesquisas Espirituais Ubatuba
Templo de Umbanda Branca Caboclo Ubatuba
Rua Romildo Finozzi, 137 - Jardim Catarina - zona leste
São Paulo - SP - Cep: 03910-040
Fone (11) 2911-4198 ou 7567-3710

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

ACONTECEU

Homenagem a Iemanjá
na sede da APEU

No dia 12 de dezembro a APEU realizou sua festa à Rainha dos Mares: Mãe Iemanjá e as demais Iabás.
Foi uma homenagem singela, porém, todos os que estiveram presentes ao local, puderam receber as benécies enviadas pelas entidades que atuam com as energias das águas.
Como foi o último trabalho do ano, muitos aproceitaram para agradecer ao mentor, Caboclo Ubatuba, pela ano cujo término se aproxima e o mesmo nos avisou sobre a necessidade de uma entrega total de seus filhos, pois muitos casos, alguns muito graves, virão no ano vindouro para serem atendidos em sua casa.
Nesta noite ainda vieram os caboclos de Oxóssi, os falangeiros de Ogum (que atenderam às pessoas com passes e orientações) e ao final, o Povo D'água, trazendo as falangeiras de Iemanjá, Oxum, Iansã, Nanã e os marinheiros.
Duas cestas com flores e perfumes foram entregues às entidades manifestadas e, desta forma, as falangeiras das águas puderam utilizar in loco as essências emanadas das oferendas à Senhora dos Oceanos.
Como tradicionalmente ocorre em todas as homenagens, o final da sessão se deu com a corrente reluzente e a prece da orixá louvada, no caso, a Mãe Iemanjá.
Odociá! Odoiá!

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Ajude o Projeto Aruanda - auxilio a moradores de rua - projeto social umbandista

Projeto Aruanda - precisamos de sua ajuda

Se possível, repasse aos seus amigos. Os nossos irmãos menos favorecidos agradecem.

O PROJETO ARUANDA (auxilio a moradores de rua) está precisando URGENTEMENTE de:

- Panela de pressão de 15 ou 20 litros (com fechamento externo).
- Panelas tipo caçarola e caldeirão (tamanho industrial).
- Utensílios como: espumadeira, concha, pegador de massa, etc.

O PROJETO ARUANDA completou 01 ano recentemente e atende atualmente cerca de 150 moradores de rua, todas as segundas-feiras (à noite), em bairros da zona leste de São Paulo.
Vinculado à APEU (http://apeuumbanda.blogspot.com), em parceria com o T.U.B.Seara de Jesus (ambas as instituições são sem fins lucrativos), o “PA” necessita urgentemente dos produtos acima citados, para continuar com seu trabalho, uma vez que as panelas utilizadas até o momento são emprestadas, o que torna muito complicada a preparação dos alimentos, já que se torna necessário um deslocamento contínuo para ir buscar e depois devolver esse material.
Chegando ao final do ano de 2009, contamos mais uma vez com a colaboração de todos para continuar e ainda melhorar esse projeto social de cunho assistencial, criado e mantido por umbandistas e até colaboradores de outros segmentos religiosos que respeitam e admiram nossa fé.
Caso alguém queira doar um dos itens citados e/ou outros produtos utilizados como alimentos e embalagens marmitex, ou mesmo participar como voluntário, entre em contato conosco através dos telefones abaixo:

(11) 7893-8254 – Ted Benatti – Coordenador
(11) 7810-4943 – Rogério Silva – Coordenador
(11) 2911-4198 – APEU

Visite o perfil do orkut do Projeto Aruanda: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=8157849581483087370 (veja as fotos)

Comunidade do orkut do Projeto Aruanda: http://www.orkut.com.br/Main#Community?rl=cpn&cmm=80992077

Contato por e-mail: cabocloubatuba.apeu@hotmail.com ou ted@artecor.net (cite no assunto: Projeto Aruanda)

Sem mais, contamos com sua colaboração.
Grato.
Sandro C. Mattos – secretário/APEU

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

ACONTECEU:

Vídeo da apresentação da APEU no 1º Festival de Curimbas Aldeia de Caboclos

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

HOMENAGEM A IEMANJÁ (na sede da APEU)


A APEU convida seus irmãos de fé e simpatizantes para sua homenagem a Iemanjá e às demais Iabás que será realizada no próximo sábado, dia 12/12/2009, com início às 19:00 horas, na própria sede da instituição, como vez sendo feito já há alguns anos.
Todos poderão levar suas oferendas (e pedidos) que posteriormente serão levadas ao mar e devidamente entregues no Reino da Mãe D’Água.

Obs: dêem preferência para flores e perfumes (em especial a alfazema), pois não levaremos ao mar objetos plásticos, de metal, vidros, isopor, etc.
Este será o último trabalho espiritual do ano, e voltaremos às atividades normais no dia 08/01/2010.

Sejam bem-vindos!

APEU – Associação de Pesquisas Espirituais Ubatuba
http://apeuumbanda.blogspot.com
www.apeu.rg.com.br

Sandro C. Mattos - secretário

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Um dia inesquecível !!!

ACONTECEU:

1º Festival de Curimbas Aldeia de Caboclos
Um dia de festa para a Umbanda paulista!
Isso talvez não seja suficiente para resumir o que aconteceu no último dia 29/11/09, no Clube Regatas Tietê (zona norte da capital de São Paulo).
O 1º Festival de Curimbas Aldeia de Caboclos, promovido pela UDU - União dos Divulgadores de Umbanda, foi um marco na história, não só pela organização do evento, com jurados de um grande gabarito dentro da religião, bem como pelo nível apresentado pelas curimbas concorrentes.
Foram 10 apresentações, além da participação especial das cantoras: Liz Hermann e Mãe Tayrine de Oyá. Não podemos esquecer da própria Aldeia de Caboclos que brindou a todos os presentes com suas apresentações de canto e dança. Também se apresentou o Ogã Severino Sena com os alunos da Escola de Curimba Tambor de Orixá.

Um dos pontos marcantes do festival, foi quando o jurado e presidente do Icapra-RJ, responsável pelo Festival Atabaque de Ouro (evento que congrega os campeões de muitos festivais pelo Brasil afora), informou que, tanto campeão como vice, seriam convidados a participar da próxima edição do Festival no Rio de Janeiro (2010).
As torcidas estavam animadas, com instrumentos, panfletos, bexigas, cartazes, faixas e principalmente, vontade de mostrar que eram sim, representantes de suas casas (ou escolas) e da Umbanda. A nossa tinha como organizadora a irmã Telma.
As apresentações foram todas muito bonitas, cada uma com temas bem colocados (infelizmente não temos o nome de todos os participantes).

A APEU foi a 7ª curimba a se apresentar, cantando o ponto "Adorei as Almas", composto pelo Ogã Sidney Mattos, que foi interpretado pelo Ogã Alabê Sandro Mattos. No coral estavam presentes: Pai Silvio, Mãe Cleide, Janaina, Ariane, Fátima e Daniela. Os ogãs que acompanharam a apresentação foram: Sidney, Rogério, Cristiano (atabaques), Willian (agogô), Dimas (xequerê) e Luis Marcelo (ganzá). O público já cantava a música, quando foram surpreendidos com a entrada das crianças (sob a responsabilidade da irmã Ediana): Yasmin, Diego e Bárbara, representando os Pretos-Velhos. Neste momento, o que já era forte, ficou ainda mais marcante, pois a emoção tomou conta de todos!
Ao final da apresentação, muitas pessoas com lágrimas nos olhos vinham abraçar cada membro da nossa casa, agradecendo pela mensagem transmitida.
As notas foram sendo apuradas e para nossa felicidade, fomos agraciados com o 1º lugar nos três quesitos do festival: torcida, intérprete e curimba.


Pai Silvio ficou emocionadíssimo e não conseguiu segurar as lágrimas que teimavam cair-lhe dos olhos, pois no momento "um filme" passou à sua mente, lembrando desde a fundação da casa até os dias atuais.Parabéns a todos os filhos do Caboclo Ubatuba por esta conquista!

Não podemos deixar de agradecer a todos que contribuíram para que estivéssemos neste evento.

Agradecemos também aos que foram prestigiar nossa apresentação, como as irmãs: Michele, Mara, Tati, Priscila (que trabalhou muito na venda dos livros), Viviane e Bruna. Agradecemos aos nossos amigos e simpatizantes que estiveram sempre na nossa torcida (mesmo que à distância), pois temos certeza que os pensamentos positivos enviados, nos ajudaram a atingir o objetivo.

Obrigado à UDU na direção de Marques Rebelo e à Aldeia de Caboclos por promover um evento de tamanha grandeza em São Paulo.

Obrigado à espiritualidade por ter-nos presentiado com uma cantiga tão marcante e vibrante.

Parabéns a todos os participantes, pois, mais do que uma disputa, o que vimos foi uma grande confraternização entre aqueles que estiveram no local.

Caso alguém queira ver mais fotos do evento, entre no perfil da APEU no orkut:


"Ver os meus irmãos umbandistas em pé, cantando o ponto conosco, emocionados, muitos inclusive com lagrimas nos olhos, entendendo a mensagem levada por nós, foi o nosso maior troféu! Era esse o principal objetivo: levar uma mensagem de paz, amor e fé a todos, assim como nos é ensinado pelo nosso mentor: Caboclo Ubatuba". (Ogã Sandro Mattos)

A Diretoria!
Ogã Sandro Mattos visita a
Casa de Pai Erci em Santo André-SP

No dia 21 de novembro o Ogã Alabê Sandro Mattos foi visitar o Terreiro de Pai João de Aruanda em Santo André, que é dirigido por Pai Erci de Obaluayê.

Foi uma tarde muito alegre, num local extremamente envolto pelas energias da Mãe Natureza, já que a tenda fica numa região bem próxima ao Santuário Nacional da Umbanda (Estrada do Montanhão - Parque Pedroso).


Notou-se uma grande integração, irmandade e entrega de todos os filhos da casa, logo na chegada.

O Ogã Sandro participou desde o início dos trabalhos, que atingiram seu ápice com a presença dos Pretos-Velhos, que, sob a orientação de Pai João de Aruanda, imantaram (cruzaram) os 3 novos atabaques adquiridos para a casa, num ritual muito bonito. Na mesma tarde (aliás, já era noite) aconteceu a confirmação dos Ogãs que já participavam das engiras, mas que, dalí em diante, seriam efetivados para os toques nos tambores consagrados, tendo como responsável o Ogã Anderson.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

NOTA DE AGRADECIMENTO:

A APEU, através da sua diretoria e de seus membros, agradece a todos que colaboraram para que fosse possível a nossa participação no 1º Festival de Curimbas Aldeia de Caboclos, acontecido no último domingo, dia 29/11/2009 no Clube de Regatas Tietê (zona norte de São Paulo).
Essa união nos premiou com o 1º lugar nas três categorias concorridas: melhor torcida, melhor intérprete e melhor curimba.
Só quem esteve lá pode descrever o que sentimos no momento, vendo nossos irmãos umbandistas emocionados com a mensagem levada por nós. Esse foi o nosso maior troféu!
Mais uma missão cumprida em nome da Umbanda, levando adiante a bandeira de paz, amor e fé, como nos ensina o nosso mentor: Caboclo Ubatuba.
Obrigado!
APEU – Associação de Pesquisas Espirituais Ubatuba
Ogã Sandro C.Mattos