quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Um dia inesquecível !!!

ACONTECEU:

1º Festival de Curimbas Aldeia de Caboclos
Um dia de festa para a Umbanda paulista!
Isso talvez não seja suficiente para resumir o que aconteceu no último dia 29/11/09, no Clube Regatas Tietê (zona norte da capital de São Paulo).
O 1º Festival de Curimbas Aldeia de Caboclos, promovido pela UDU - União dos Divulgadores de Umbanda, foi um marco na história, não só pela organização do evento, com jurados de um grande gabarito dentro da religião, bem como pelo nível apresentado pelas curimbas concorrentes.
Foram 10 apresentações, além da participação especial das cantoras: Liz Hermann e Mãe Tayrine de Oyá. Não podemos esquecer da própria Aldeia de Caboclos que brindou a todos os presentes com suas apresentações de canto e dança. Também se apresentou o Ogã Severino Sena com os alunos da Escola de Curimba Tambor de Orixá.

Um dos pontos marcantes do festival, foi quando o jurado e presidente do Icapra-RJ, responsável pelo Festival Atabaque de Ouro (evento que congrega os campeões de muitos festivais pelo Brasil afora), informou que, tanto campeão como vice, seriam convidados a participar da próxima edição do Festival no Rio de Janeiro (2010).
As torcidas estavam animadas, com instrumentos, panfletos, bexigas, cartazes, faixas e principalmente, vontade de mostrar que eram sim, representantes de suas casas (ou escolas) e da Umbanda. A nossa tinha como organizadora a irmã Telma.
As apresentações foram todas muito bonitas, cada uma com temas bem colocados (infelizmente não temos o nome de todos os participantes).

A APEU foi a 7ª curimba a se apresentar, cantando o ponto "Adorei as Almas", composto pelo Ogã Sidney Mattos, que foi interpretado pelo Ogã Alabê Sandro Mattos. No coral estavam presentes: Pai Silvio, Mãe Cleide, Janaina, Ariane, Fátima e Daniela. Os ogãs que acompanharam a apresentação foram: Sidney, Rogério, Cristiano (atabaques), Willian (agogô), Dimas (xequerê) e Luis Marcelo (ganzá). O público já cantava a música, quando foram surpreendidos com a entrada das crianças (sob a responsabilidade da irmã Ediana): Yasmin, Diego e Bárbara, representando os Pretos-Velhos. Neste momento, o que já era forte, ficou ainda mais marcante, pois a emoção tomou conta de todos!
Ao final da apresentação, muitas pessoas com lágrimas nos olhos vinham abraçar cada membro da nossa casa, agradecendo pela mensagem transmitida.
As notas foram sendo apuradas e para nossa felicidade, fomos agraciados com o 1º lugar nos três quesitos do festival: torcida, intérprete e curimba.


Pai Silvio ficou emocionadíssimo e não conseguiu segurar as lágrimas que teimavam cair-lhe dos olhos, pois no momento "um filme" passou à sua mente, lembrando desde a fundação da casa até os dias atuais.Parabéns a todos os filhos do Caboclo Ubatuba por esta conquista!

Não podemos deixar de agradecer a todos que contribuíram para que estivéssemos neste evento.

Agradecemos também aos que foram prestigiar nossa apresentação, como as irmãs: Michele, Mara, Tati, Priscila (que trabalhou muito na venda dos livros), Viviane e Bruna. Agradecemos aos nossos amigos e simpatizantes que estiveram sempre na nossa torcida (mesmo que à distância), pois temos certeza que os pensamentos positivos enviados, nos ajudaram a atingir o objetivo.

Obrigado à UDU na direção de Marques Rebelo e à Aldeia de Caboclos por promover um evento de tamanha grandeza em São Paulo.

Obrigado à espiritualidade por ter-nos presentiado com uma cantiga tão marcante e vibrante.

Parabéns a todos os participantes, pois, mais do que uma disputa, o que vimos foi uma grande confraternização entre aqueles que estiveram no local.

Caso alguém queira ver mais fotos do evento, entre no perfil da APEU no orkut:


"Ver os meus irmãos umbandistas em pé, cantando o ponto conosco, emocionados, muitos inclusive com lagrimas nos olhos, entendendo a mensagem levada por nós, foi o nosso maior troféu! Era esse o principal objetivo: levar uma mensagem de paz, amor e fé a todos, assim como nos é ensinado pelo nosso mentor: Caboclo Ubatuba". (Ogã Sandro Mattos)

A Diretoria!

Nenhum comentário: