terça-feira, 28 de dezembro de 2010

O texto abaixo foi escrito para a edição especial de final de ano da Revista Guardiões da Luz, na passagem de 2006 para 2007.
Porém, é ainda muito atual.
Leia, pare, reflita e mude!

FINAL DO ANO.
PARE UM MOMENTO E REFLITA!Olá leitores e amigos da Revista Guardiões da Luz!
Foi com imenso prazer que recebi o convite para escrever para esse que é um dos principais meios de divulgação do espiritualismo.
Como se trata de uma edição especial para o final do ano, pensei bem e resolvi escrever algo que não fosse relacionado somente aos Ogãs e curimbeiros, mas sim, a todos os meus irmãos-de-fé.
O ano está acabando e você umbandista, seja médium ou simpatizante, já parou para pensar um pouco e refletir em tudo o que foi ensinado pelas Entidades? Será que todas as mensagens, muitas vezes passadas numa simples frase, foram realmente absorvidas? O que você fez para mudar, buscando melhorar o seu modo de ser? E como servidor do Exército Branco de Oxalá, teria sido um soldado fiel, sempre pronto à prática da caridade e ao combate contra as forças do mal?
É comum, em todo segmento (religioso ou não), que alguns sejam mais dedicados do que outros, mas aqueles que deixam de cumprir com seu papel, estariam sendo justos? Lógico que a tenda de Umbanda não deve ser um local para reuniões de fanáticos, mas se cada um arcasse pelo menos com sua obrigação, o que já é bom, seria ainda melhor.
O Caboclo Ubatuba, mentor espiritual da APEU, (instituição umbandista a qual sou Ogã há 22 anos), sempre que pode, associa sua casa a um lindo jardim, onde cada um dos seus filhos representa uma flor. Ouvindo essas palavras, muitos se enchem de alegria, mas esquecem que, como flores do seu canteiro, precisam dos seus cuidados para não se tornarem em uma planta murcha ou seca. Para isso, o mínimo que se exige, é que se façam presentes nos trabalhos espirituais, aproveitando, ao máximo os momentos onde ele nos rega com sua luz e com as bênçãos trazidas de Oxalá.
E como nossa casa, saiba que cada tenda de Umbanda um jardim, cujo jardineiro é seu Mentor Espiritual, e este, como Pai e Protetor, sempre estará disposto a cuidar de todas as suas flores.
Irmão-de-fé! Pare um minuto. Pense. Reflita. Aproveite a chegada do ano que se aproxima e faça uma poda em si próprio, eliminando suas possíveis doenças morais e espirituais. Seja uma flor mais forte, cuja raiz firme sustentará os brotos que renovarão sua mediunidade para que então possa exalar, com mais facilidade, o perfume divino que talvez ainda esteja escondido dentro de você.
Desejo a todos um ano vindouro de paz, saúde e felicidade, e se Zambi permitir, nos encontraremos novamente em 2007, falando sobre a nossa querida Umbanda e um dos seus principais fundamentos: a curimba.
Saravá!
Texto de Sandro da Costa Mattos
Ogã Alabê da “APEU” – Associação de Pesquisas Espirituais Ubatuba

Templo de Umbanda Branca do Caboclo Ubatuba
Autor da obra: O LIVRO BÁSICO DOS OGÃS – Ícone Editora
Contato: scm-bio@bol.com.br


Relembrando: o texto acima foi escrito em Dezembro de 2006.

Nenhum comentário: