quinta-feira, 21 de julho de 2011

ACONTECEU:

"Arraiá" 
 Crianças de Aruanda

Na manhã do dia 10/07/2011 tivemos o "Arraiá" do Curso de Evangelização Infantil  da APEU: "Crianças de Aruanda".
Foi uma grande festa, onde as crianças e até mesmo os adultos se deliciaram com guloseimas típicas e, como não poderia deixar de acontecer, participar da quadrilha, que foi feita na hora, sem qualquer ensaio, mas com muita alegria de todos os participantes.
As crianças estavam todas uniformizadas, com a camiseta do curso e detalhes "caipiras", como camisa xadres e chapéu de palha, trazendo a elas a tradição folclórica de nosso país que vem, infelizmente, deixando de ser cultivada nas gerações atuais.
Além da dança típica das festas juninas, os pequenos se reuniram e resolveram fazer uma surpresa, apresentando a cantiga composta pelo Ogã Sandro Mattos: "Eu sou criança", que virou uma espécie de hino para o curso de evangelização infantil. Isso emocionou a muitos, inclusive fazendo com que Pai Silvio viesse às lágrimas, tamanha a alegria em ver o trabalho solicitado pelo mentor, Caboclo Ubatuba, florecer e se desenvolver com dedicação, organização e respeito.
Traga suas crianças para participar. A criança que tem ligação com a religiosidade, tem maior chance de se tornar uma pessoa de bem no futuro. Lembre disso!

Coordenadoras: Ariane, Cristina, Cristiane e Daniela.

Veja as fotos:











AS GUIAS (FIOS-DE-CONTA)

As guias são os colares feitos para serem usados nos trabalhos. É um elemento de ligação do médium com o espírito ou o Orixá. São feitas de pedras coloridas e de cristal, ou sementes de árvores ou arbustos. Todos devem usar a guia do Orixá (Vibração Cósmica) e das entidades com quem trabalham. Existem também as guias daqueles que têm hierarquia dentro do terreiro. O dirigente usa suas guias com sete voltas. Existem dirigentes que não costumam incorporar com a guia de dirigente. Tiram-nas antes de receber a entidade com a qual vão trabalhar. Guias feitas de plástico ou fantasia não têm imantação. Servem apenas como adorno.
Usa-se ainda uma guia pequena no dia-a-dia, nas cores do Orixá. Serve como proteção diária.

Importância das Guias

As guias têm várias finalidades, quer servindo como arma de defesa para os cavalos que são obrigados a entrar em contato com diferentes modalidades do negativo ou para as entidades que delas necessitam para trabalho na eliminação de magia, para fluidos magnéticos e radioativos de vibrações.
A rigor, as guias são preparadas obedecendo a instruções das entidades chefes, pois elas sabem por que seus filhos de fé devem usar as guias de santo de cabeça.
Fica para as entidades chefes dizer a cor e como deve fazer. Estes são os poderes das guias e não por enfeites.
Os bons Umbandistas que amam a Deus de verdade devem seguir os rituais na mais pura fé, pois afinal de contas é o próximo que faz um médium evoluir muito rápido, como, perguntar a fé. Por este motivo, quanto mais o médium trabalha e dá de si tudo de bom, é um médium bem evoluído nessa Umbanda Mãe, que acolhe seus filhos cheios de pecados e vícios e os encaminha só para o bem.
A Guia (colar) é um ponto de referência e atração entre a Entidade e o médium. Ela é preparada para que haja maior facilidade de comunicação, ou um elo mais firme entre a Corrente de Vibração do Astral Cósmico e a Corrente de Vibração material dos médiuns.

Fonte: Umbanda com amor
Decálogo do bom-ânimo


1- Dificuldades? Não perca tempo, lamuriando. Trabalhe.
2- Críticas? Nunca aborrecer-se com elas. Aproveite-as no que mostrem de útil.
3- Incompreensões? Não torná-las maiores, através de exigências e queixas. Facilite o caminho.
4- Intrigas? Não lhes estenda a sombra. Faça alguma luz com o óleo da caridade.
5- Perseguições? Jamais revidá-las. Perdoe esquecendo.
6- Calúnias? Nunca enfurecer-se contra as arremetidas do mal. Sirva sempre.
7- Tristezas? Afaste-se de qualquer disposição ao desânimo. Ore abraçando os próprios deveres.
8- Desilusões? Porque debitar aos outros a conta de nossos erros? Caminhe para frente, dando ao mundo e à vida o melhor ao seu alcance.
9- Doenças? Evite a irritação e a inconformidade. Raciocine nos benefícios que os sofrimentos do corpo passageiro trazem à alma eterna.
10- Fracassos? Não acredite em derrotas. Lembre-se de que, pela bênção de Deus, você está agora em seu melhor tempo,- o tempo de hoje, no qual você pode sorrir e recomeçar, renovar e servir, em meio de recursos imensos.


André Luiz

quinta-feira, 7 de julho de 2011

EVANGELIZAÇÃO INFANTIL NA APEU
Grupo Crianças de Aruanda

O curso destinado às crianças continua recebendo novos integrantes que queiram participar das aulas.
Neste ano, novos alunos vieram se juntar aos pequenos.
Destacamos que no dia 12 de junho, as orientadoras: Ariane e Cristina, passaram o filme NOSSO LAR para as crianças e foi até surpreendente a forma que todos buscaram entender o que estava acontecendo com o personagem principal, André Luiz, cujo retorno ao plano espiritual se deu nas regiões umbralinas.
Nesta mesma data o Ogã Márcio Barravento visitou a aula e se emocionou e não conseguiu conter as lágrimas ao ouvir as crianças cantarem a cantiga "Senhor das Palhas", gravada por ele e campeã do Atabaque de Ouro de 2007.
As aulas continuam acontecendo aos domingos das 10:00 às 12:00 horas e aberto a qualquer criança de 3 a 11 anos de idade, totalmente gratuito.
Venha e traga suas crianças!










ACONTECEU

APEU presente na Procissão a Xangô no Clube Escola da Mooca

No último dia 23 de julho, feriado de Corpus Christi, Pai Silvio Mattos e filhos de fé da APEU estiveram presentes ao evento anual que é realizado no Clube Escola da Mooca, sob a organização da Escola de Curimba Aldeia de Caboclos, dirigida por Pai Engels de Xangô.
Centenas de pessoas estavam no local, que recebeu a imagem de São Gerônimo, sincretizado com Xangô, ao som de fogos de artifício.
Durante o evento, muitas foram as apresentações de curimba, e mais uma vez, o ponto cantado em louvor aos Pretos Velhos: Adorei as Almas!, entoado pelo Ogã Sandro Mattos, fez ecoar um coral único na arquibancada no momento do refrão.
O curso de evangelização infantil da APEU foi citado, quando Pai Engels falou sobre a importância do ensino às crianças umbandistas.
A procissão seguiu nas alamedas do clube e terminou quando a lua surgia no céu.
Como nos últimos anos, mais uma vez, Pai Silvio Mattos foi convidado para realizar a prece de encerramento.








ACONTECEU
WORKSHOP DICAS DE ATABAQUE NA APEU
Com Márcio Barravento do Rio de Janeiro

Nos dias 11 e 12 de junho a APEU organizou o 1º Intercâmbio Rio-SP Dicas de Atabaque, ministrado pelo Ogã e percussionista Márcio Barravento. Com ele vieram a SP, sua esposa Elisângela d'Oxum, seu aluno e instrutor da escola, Genário de Xangô e sua filha Letícia.

Foram momentos de muita alegria, não só para a família APEU, como para todos que participaram do evento, onde foram tratados diversos assuntos relacionados à curimba, entre os quais destacamos: os diversos toques, pontos cantados, disciplina e outros tantos que envolvem a musicalidade da religião afro-umbandista.

A diretoria da APEU agradece à Escola Aldeia de Caboclos por emprestar 5 atabaques para que pudéssemos realizar este evento.
Veja algumas fotos:









ACONTECEU

2º FESTIVAL ALDEIA DE CABOCLOS

No dia 29 de maio aconteceu o 2º Festival promovido pela Escola de Curimba e Arte Umbandista Aldeia de Caboclos, no Clube Regatas Tietê.
A Curimba da APEU participou como convidada, apresentando a cantiga campeã do 1º festivival da Aldeia, em novembro de 2009: Adorei as Almas!
Destacamos também a participação do Ogã Alabê Sandro Mattos como um dos jurados.
Parabenizamos todas as curimbas que se apresentaran, em especial, a Escola de Curimbas Umbanda e Ecologia, campeã da competição.