sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A GAXETA ON LINE

O Site A GAXETA ON LINE também publicou matéria sobre o 1º Encontro Amigos da APEU.


Acesse: http://www.jornalagaxeta.com.br/materias.php?opt=15&sub=5&mat=2881  

Já me informaram que este mesmo artigo será inserido na próxima edição do jornal impresso. Vamos aguardar....
Depois é só pegar seu exemplar lá na APEU ou nas lojas de artigos religiosos.
Agradecemos ao Jornal A Gaxeta, ao seu diretor Pai Flávio de Yansã e ao seu representante e fotógrafo, Egbomy Eduardo de Oxalá, pela cobertura no evento.

Sandro C.Mattos - Secretário APEU
JORNAL NACIONAL DE UMBANDA

Matéria sobre o evento cultural:
1º Encontro "Amigos da APEU" realizado no CEU Aricanduva em 16/10/2011.

Clique no link abaixo e para baixar a edição em pdf:

http://www.jornaldeumbanda.com.br/images/stories/JornalPDF/jnu23.pdf 

A matéria está nas páginas 15 e 16.

A diretoria da APEU agradece a parceria e o texto escrito pela irmã Sandra Santos.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

CONVITE DA APEU
2ª Festa em homenagem ao Caboclo Boiadeiro da Jurema e seus falangeiros

Em nome da nossa diretoria e de Pai Silvio F. C. Mattos, convidamos nossos irmãos de fé, amigos e simpatizantes para a 2ª Festa em Homenagem ao Caboclo Boiadeiro da Jurema e seus companheiros, que será realizada no próximo sábado,

dia 29 de outubro, às 18:00 horas, na sede da APEU:



Rua Romildo Finozzi, 137 – Jardim Catarina – Zona Leste – São Paulo – SP
Estamos na altura do número 2057 da Avenida Barreira Grande, a 10 minutos do Shopping Aricanduva.

Fones de contato: (11) 2911-4198 – 6852-8430 – 2724-9522.

Sejam bem-vindos!
Saudações fraternas!

Ogã Alabê Sandro Mattos – Secretário APEU

Conheça nossa doutrina, nosso ritual, nossas diretrizes espirituais e trabalhos sociais e educativos acessando: www.apeu.rg.com.br e http://apeuumbanda.blogspot.com  



VÍDEO: 1º Encontro Amigos da APEU

Pai Élcio de Oxalá saúda Oxalá - "Quem pode mais?"

VÍDEO: 1º Encontro Amigos da APEU

Ogã Sidney Mattos - Homenagem ao Caboclo Ubatuba
(mentor espiritual da APEU)

VÍDEO: 1º Encontro Amigos da APEU

Ogã Severino Sena da Escola de Curimba
Tambor de Orixá saúda Mãe Iemanjá

ACONTECEU:

1º ENCONTRO AMIGOS DA APEU 
30 ANOS DE FÉ, AMOR E CARIDADE

No dia 16 de outubro a APEU – Associação de Pesquisas Espirituais Ubatuba, realizou seu primeiro evento fora dos limites da sua sede, para comemorar o 30º aniversário da instituição.

Nem a chuva que caiu torrencialmente durante a manhã toda, diminuindo apenas a alguns minutos do início do evento, foi suficiente para afastar o público, que quase lotou o auditório do Teatro Décio de Almeida Prado, localizado nas dependências do CEU Aricanduva, na zona leste da cidade de São Paulo.

Antes da abertura oficial, um imenso telão passou um vídeo que deixou claro o motivo do nome escolhido para o evento, uma vez que demonstrava fotos de diversos irmãos de fé de outras instituições, junto com os representantes da APEU, tanto em encontros ocorridos dentro do seu espaço religioso, bem como, nos muitos momentos em que a APEU se fez representar, mostrando que a mesma busca a relação amigável e respeitosa com todos que buscam trabalhar em nome da Umbanda e da caridade.

Sandra Santos - AUEESP
A mestra de cerimônia, Sandra Santos (presidente da AUEESP), conduziu o evento com maestria e imensa delicadeza.

Federações, associações, templos e a própria SOUESP foram representadas pelos seus presidentes, diretores e membros.

Já na entrada, o público recebeu uma pequena pulseira de miçangas nas cores branco e verde, representando Oxalá e Oxóssi, cujas vibrações sustentam a energia deste templo umbandista, fundado em 17/01/1981 e que tem à frente, no campo espiritual, o Caboclo Ubatuba, e no material, Pai Silvio F. Costa Mattos e sua esposa, Mãe Cleide C. C. Mattos.


Os convidados especiais ganharam medalhas com o dístico da APEU, mostrando a gratidão que a casa teve pela presença dos mesmos.

Sandra Santos relatou, de forma breve, a trajetória desta casa de caridade, e, em seguida, todos entoaram o Hino Nacional Brasileiro e o Hino da Umbanda.

Mensagens de felicitações foram enviadas por Pai Ronaldo Linares – Santuário de Umbanda e FUGABC, Pai Rubens Saraceni – Colégio de Umbanda e por Nelson Dias –Casa de Velas Santa Rita e Imagens Bahia.

Pai Silvio explanou sua alegria e satisfação por ter completado 50 anos de trabalhos mediúnicos e destes, 30 no comando da APEU, sem esquecer-se de agradecer todos que o ajudaram para que este momento se concretizasse.

Apresentações culturais de música e dança, relacionados à cultura umbandista e espiritualista de uma forma geral, abrilhantaram a tarde: Pai Élcio de Oxalá, Ogã Severino Sena, Cia de Dança Alegria Cigana, Sri Madana Mohana, T. U. Filhos de Oxum, Escola de Curimba Aldeia de Caboclos, Luci Rosa e Curimba da APEU.

Vários foram os momentos especiais, dentre eles, a homenagem que o vereador Quito Formiga fez, em nome da Câmara dos Vereadores da Cidade de São Paulo, ao Pai Silvio e à APEU, pelos anos de dedicação mantendo galhardamente o lema de SERVIR O PRÓXIMO.

Outra homenagem foi feita pelo SOUESP, quando Pai Silvio e Mãe Cleide foram condecorados com medalhas desta organização, entregues diretamente pelo seu atual presidente, Pai Juberli Varela.

Um vídeo que apresentou os projetos sociais e educativos ministrados na instituição emocionou os presentes, que aplaudiram de pé estas iniciativas: “Evangelização Infantil na Umbanda – Grupo Crianças de Aruanda” e o “Projeto Aruanda – Auxílio a Moradores de Rua” e outros necessitados. Complementando o que foi mostrado no vídeo, todos apreciaram a apresentação das crianças, que demonstraram seu amor à casa e à religião de forma simples, porém, verdadeira.

Baluartes e representantes da Umbanda, do Espiritismo, do Candomblé e do Hinduísmo, tiveram espaço para falar sobre a importância desta instituição para o nosso meio, especialmente no que diz respeito a sua posição dentro da religião, buscando sempre, através dos bons exemplos, plantar as sementes do trabalho firme, simples, porém, contínuo, na busca de dias melhores, pregando a paz entre os homens e a evolução espiritual de todos os filhos do Pai Celestial, independente do nome a ser chamado: Deus, Tupã, Olorum ou Zambi.

Tanto os grupos e irmãos que se apresentaram no palco, como os representantes das diversas instituições, receberam um troféu em comemoração à 3ª década de existência da APEU. Entre as autoridades presentes, destacamos: Pai Juberli Varela – Presidente do SOUESP, Pai Edson dos Anjos – Presidente da Associação Paulista de Umbanda, Pai Milton Aguirre, Ogã Juvenal - União de Tendas, Ogã Oscar Daniel – FENUG, Iyá Ekedji Ogunlade – Primado do Brasil, Nelson Alves, Comandante Yara Cipriano – Guarda Civil Metropolitana, Pai Willian Franca - TUB Seara de Jesus, Pai Marcelo Gutierrez - escritor umbandista, Mãe Ivone Macrini, Pai Genivaldo, Mãe Sebastiana, Mãe Rita e Ogã Zezinho - Filhos do Cacique, entre tantos outros, não menos importantes (só não citaremos todos os nomes aqui para não alongar demais o texto).


O término do evento coroou tudo o que foi visto, uma vez que o palco recebeu um número considerável de pessoas (muitas, inclusive, que estavam no auditório) e, todas, irmanadas e de mãos unidas, cantaram, comemorando este momento que, com certeza, ficará gravado na memória daqueles que puderam participar, mesmo que, na condição de expectadores, dessa tarde especial.



AGRADECIMENTO:








A diretoria da APEU agradece a todos que se envolveram e colaboraram para a realização deste evento. Que nosso Pai, Caboclo Ubatuba possa iluminar a todos, envolvendo cada um com as bençãos divindas do Mestre Oxalá.

FRASES:

“Vendo o símbolo da APEU, lembro das cores da nossa bandeira. O verde, amarelo, azul e branco retrata as cores dessa religião, que é brasileira. E se APEU significa “Associação de Pesquisas Espirituais Ubatuba”, poderia muito bem ser: AMOR, PAZ, ESPIRITUALIDADE E UNIVERSALIDADE, pois foi isso que vi nesta tarde. Viva a APEU! Viva a Umbanda!” (Pai Juberli Varela – Presidente do SOUESP)

“É difícil um movimento em nome da Umbanda que não encontramos os representantes da APEU. Parabéns!” (Pai Engels de Xangô – Aldeia de Caboclos).

“Encontrei na Casa do Caboclo Ubatuba uma paz e um respeito que me fez sentir abraçada por todos os irmãos ali presentes. Senti o amor universal reinando naquele lugar. E foi com imensa felicidade que vi o respeito que eles possuem pelos mestres orientais, quando vi no congá a figura de Yogananda”. (Sri Madana Mohana – Sacerdotisa Hinduísta).

“Estou aqui de mãos dadas com vocês, mostrando que a Umbanda e o Candomblé são religiões irmãs, pois somos todos filhos dos Sagrados Orixás”. (Iyá Ekedji Ogunladê – Primado do Brasil).

“Nesses 30 anos vi muitas casas fecharem suas portas, por falta de apoio da própria comunidade, por inexperiência, problemas de saúde dos dirigentes, e até pela interferência da própria espiritualidade devido a alguns abusos cometidos, por isso posso, me considerar um privilegiado, abençoado e vitorioso”. (Pai Silvio F. Costa Mattos – Presidente-fundador da APEU).

APOIO CULTURAL:

Prefeitura do Município de SP, CEU Aricanduva, Guarda Civil Metropolitana, AUEESP, Imagens Bahia, Casa de Velas Santa Rita, Personal Designer, Vereador Quito Formiga, Rádio Raízes de Umbanda e Editora Orphanake.

DIVULGAÇÃO:

Rádio Raízes de Umbanda, Rádio Toques de Aruanda, Rádio Vinha de Luz, Rádio Sagrada Umbanda, Jornal A Gaxeta, Jornal Umbanda Sagrada, Jornal Aldeia de Caboclos, Jornal Nacional de Umbanda, Jornal Icapra, Revista Espirita de Umbanda, Espaço do Ogã e TV Saravá Umbanda.

FOTOS:

Pai Élcio de Oxalá

Curimba da APEU - Ogã Sidney Mattos

Ogã Severino Sena - Núcleo de Curimba Tambor de Aruanda
Cia de Dança Alegria Cigana
Sri Madana Mohana


Grupo Crianças de Aruanda - Evang Infantil da APEU



Aldeia de Caboclos - Pai Engels de Xangô

T.U. Filhos de Oxum - Yá Sandra Bispo
Luci Rosa



Curimba da APEU - Alabê Sandro Mattos e as crianças
















Obs: se alguém tiver fotos do evento,
favor enviar para cabocloubatuba.apeu@hotmail.com
ou scm-bio@bol.com.br

Texto de Sandro C.Mattos - Secretário APEU


segunda-feira, 3 de outubro de 2011

ESTÁ CHEGANDO O DIA...

EVENTO CULTURAL
EM COMEMORAÇÃO AO
30º ANIVERSÁRIO DA APEU.


Dia 16 de Outubro de 2011
Teatro Décio de Almeida Prado
CEU ARICANDUVA
Rua Olga Fadel Abarca, s/n – Estacionamento principal

Outra entrada: Av. Aricanduva

Ao lado do Shopping Aricanduva
Informações (11) 2911-4198 / 2724-9522 / 6852-8430



APRESENTAÇÕES:

- Curimba da APEU
- Grupo Crianças de Aruanda - APEU
- Pai Élcio de Oxalá
- Escola de Curimba e Arte Umbandista Aldeia de Caboclos
- Sri. Madana Mohana
- Luci Rosa
- Grupo Filhos do Axé
- T.U. Filhos de Oxum
- Cia de Dança Alegria Cigana
- Curimba da ASSEMA – PR

Sorteio de brindes, vídeos institucionais e muito mais...

IMPORTANTE:


O cadastramento iniciará às 14:00 horas.
O horário será respeitado e o evento inicia às 15:00 hs.
Término previsto às 18:00 hs.
O teatro tem capacidade para 450 lugares e não permite lotação acima deste número.
Garanta seu lugar chegando cedo.
Evite transtornos.
Traje: preferencialmente branco.

Entrada franca.

APOIO CULTURAL:

Prefeitura do Município de São Paulo
CEU Aricanduva
Guarda Civil Metropolitana
AUEESP
Imagens Bahia
Casa de Velas Santa Rita
Rádio Raízes de Umbanda
Personal Camisetas
Ver. Quito Formiga
Editora Orphanake

Quer ser um apoiador deste evento? Entre em contato conosco (11) 6852-8430 ou 2911-4198.

DIVULGAÇÃO:

TV Saravá Umbanda
Rádio Raízes de Umbanda
Jornal Aldeia de Caboclos
Jornal A Gaxeta
Jornal do Icapra
Jornal Umbanda Sagrada
Rádio Toques de Aruanda
Rádio Sagrada Umbanda
Rádio Vinha de Luz
Espaço do Ogã
Revista Espirita de Umbanda
E diversos sites, blogs ou outros caminhos de mídia de irmãos e parceiros espirituais.

Sandro C.Mattos – Secretário APEU


Conheça nosso site http://www.apeu.rg.com.br/  e blog http://apeuumbanda.blogspot.com/
Casa onde foi fundada a Umbanda,
em São Gonçalo, será demolida esta semana


Memória prestes a virar pó: casa dará lugar à loja e depósito Foto: Roberto Moreyra / Extra


Thamyres Dias
A estrutura metálica já está pronta para receber o telhado do novo galpão que vai ocupar o número 30 da Rua Floriano Peixoto, em Neves, São Gonçalo. Dentro do terreno, uma casinha centenária aguarda a demolição marcada, segundo o proprietário, ainda para esta semana. Poderia ser uma simples obra, não fosse um detalhe: a casa rosa, com a pintura já castigada pelos anos, é a última testemunha do nascimento da umbanda.
Foi no imóvel — que ocupava o centro de uma chácara, no início do século 20 —, que Zélio Fernandino de Moraes, então com 17 anos, dirigiu a primeira sessão da religião. Era 16 de novembro de 1908. A umbanda é a única manifestação religiosa 100% brasileira.

— A demolição nos deixa muito decepcionados, pois perdemos uma referência da chegada da mensagem do Caboclo das Sete Encruzilhadas — diz Pedro Miranda, presidente da União Espiritista de Umbanda do Brasil, em referência à entidade que orientou Zélio a fundar a religião.
Espíritos tristes

A notícia também surpeendeu a mãe de santo Lucília Guimarães, do terreiro do Pai Maneco, em Curitiba, Paraná. Na década de 1990, ela veio ao Rio para pesquisar as origens da religião.

— Imagino que até os espíritos estejam tristes. É uma pena — lamenta ela.

Há mais de cem anos com a família de Zélio, o imóvel onde surgiu a umbanda foi vendido recentemente para o militar Wanderley da Silva, de 65 anos, que pretende transformar o local em um depósito e uma loja.

— Eu nunca soube que a casa tinha essa história. Mas agora já comprei, investi, não posso deixar de demolir — explica-se.
Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), nunca houve um pedido de tombamento do imóvel. A antiga casa de Zélio também não é protegida pelo governo estadual ou pela Prefeitura de São Gonçalo.
De acordo com a última avaliação do IBGE, feita no Censo 2000, o Brasil tem quase 400 mil umbandistas. A religião está em todos os estados do país e também no Uruguai, Paraguai, Argentina, Portugal, Espanha e Japão.

‘Tudo acabou’

O terreiro de Zélio de Moraes — que recebeu o nome de Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade — funcionou por pouco anos em São Gonçalo. Os primeiros umbandistas mudaram-se logo para o Rio de Janeiro.
Primeiro, o centro funcionou na Rua Borja Castro, na Praça Quinze. A rua foi extinta, na década de 1950, para a construção da Perimetral. Dali, foram para a Avenida Presidente Vargas. O imóvel também foi demolido, dessa vez para dar lugar ao Terminal Rodoviário da Central do Brasil.

Uma nova mudança e mais uma demolição. A casa 59 da Rua Dom Gerardo, em frente ao mosteiro de São Bento, virou um estacionamento.

— Tudo acabou, eram prédios muito antigos. Lamento que o último registro também vai desaparecer. Mas o mais importante é que os ensinamentos do meu avô se perpetuem — pediu a neta de Zélio, Lygia Cunha, que hoje preside a Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade. O terreiro agora funciona em uma sede própria, em Cachoeiras de Macacu, no interior do estado.

Capela de São Pedro

Antes de ser vendida, a casa onde nasceu a Umbanda abrigou uma capela católica. A última moradora do imóvel, uma descendente de Zélio que é muito católica, cedeu o espaço para os devotos. Quem administra a igrejinha — que também mudou de endereço — é dona Geraldina dos Santos, de 74 anos.

— Não tenho preconceito, não. Todos somos filhos de Deus. Se a religião nasceu lá, a casa devia ser preservada. É importante — disse

Fonte: http://extra.globo.com/noticias/rio/casa-onde-foi-fundada-umbanda-em-sao-goncalo-sera-demolida-esta-semana-2682118.html