terça-feira, 25 de outubro de 2011

ACONTECEU:

1º ENCONTRO AMIGOS DA APEU 
30 ANOS DE FÉ, AMOR E CARIDADE

No dia 16 de outubro a APEU – Associação de Pesquisas Espirituais Ubatuba, realizou seu primeiro evento fora dos limites da sua sede, para comemorar o 30º aniversário da instituição.

Nem a chuva que caiu torrencialmente durante a manhã toda, diminuindo apenas a alguns minutos do início do evento, foi suficiente para afastar o público, que quase lotou o auditório do Teatro Décio de Almeida Prado, localizado nas dependências do CEU Aricanduva, na zona leste da cidade de São Paulo.

Antes da abertura oficial, um imenso telão passou um vídeo que deixou claro o motivo do nome escolhido para o evento, uma vez que demonstrava fotos de diversos irmãos de fé de outras instituições, junto com os representantes da APEU, tanto em encontros ocorridos dentro do seu espaço religioso, bem como, nos muitos momentos em que a APEU se fez representar, mostrando que a mesma busca a relação amigável e respeitosa com todos que buscam trabalhar em nome da Umbanda e da caridade.

Sandra Santos - AUEESP
A mestra de cerimônia, Sandra Santos (presidente da AUEESP), conduziu o evento com maestria e imensa delicadeza.

Federações, associações, templos e a própria SOUESP foram representadas pelos seus presidentes, diretores e membros.

Já na entrada, o público recebeu uma pequena pulseira de miçangas nas cores branco e verde, representando Oxalá e Oxóssi, cujas vibrações sustentam a energia deste templo umbandista, fundado em 17/01/1981 e que tem à frente, no campo espiritual, o Caboclo Ubatuba, e no material, Pai Silvio F. Costa Mattos e sua esposa, Mãe Cleide C. C. Mattos.


Os convidados especiais ganharam medalhas com o dístico da APEU, mostrando a gratidão que a casa teve pela presença dos mesmos.

Sandra Santos relatou, de forma breve, a trajetória desta casa de caridade, e, em seguida, todos entoaram o Hino Nacional Brasileiro e o Hino da Umbanda.

Mensagens de felicitações foram enviadas por Pai Ronaldo Linares – Santuário de Umbanda e FUGABC, Pai Rubens Saraceni – Colégio de Umbanda e por Nelson Dias –Casa de Velas Santa Rita e Imagens Bahia.

Pai Silvio explanou sua alegria e satisfação por ter completado 50 anos de trabalhos mediúnicos e destes, 30 no comando da APEU, sem esquecer-se de agradecer todos que o ajudaram para que este momento se concretizasse.

Apresentações culturais de música e dança, relacionados à cultura umbandista e espiritualista de uma forma geral, abrilhantaram a tarde: Pai Élcio de Oxalá, Ogã Severino Sena, Cia de Dança Alegria Cigana, Sri Madana Mohana, T. U. Filhos de Oxum, Escola de Curimba Aldeia de Caboclos, Luci Rosa e Curimba da APEU.

Vários foram os momentos especiais, dentre eles, a homenagem que o vereador Quito Formiga fez, em nome da Câmara dos Vereadores da Cidade de São Paulo, ao Pai Silvio e à APEU, pelos anos de dedicação mantendo galhardamente o lema de SERVIR O PRÓXIMO.

Outra homenagem foi feita pelo SOUESP, quando Pai Silvio e Mãe Cleide foram condecorados com medalhas desta organização, entregues diretamente pelo seu atual presidente, Pai Juberli Varela.

Um vídeo que apresentou os projetos sociais e educativos ministrados na instituição emocionou os presentes, que aplaudiram de pé estas iniciativas: “Evangelização Infantil na Umbanda – Grupo Crianças de Aruanda” e o “Projeto Aruanda – Auxílio a Moradores de Rua” e outros necessitados. Complementando o que foi mostrado no vídeo, todos apreciaram a apresentação das crianças, que demonstraram seu amor à casa e à religião de forma simples, porém, verdadeira.

Baluartes e representantes da Umbanda, do Espiritismo, do Candomblé e do Hinduísmo, tiveram espaço para falar sobre a importância desta instituição para o nosso meio, especialmente no que diz respeito a sua posição dentro da religião, buscando sempre, através dos bons exemplos, plantar as sementes do trabalho firme, simples, porém, contínuo, na busca de dias melhores, pregando a paz entre os homens e a evolução espiritual de todos os filhos do Pai Celestial, independente do nome a ser chamado: Deus, Tupã, Olorum ou Zambi.

Tanto os grupos e irmãos que se apresentaram no palco, como os representantes das diversas instituições, receberam um troféu em comemoração à 3ª década de existência da APEU. Entre as autoridades presentes, destacamos: Pai Juberli Varela – Presidente do SOUESP, Pai Edson dos Anjos – Presidente da Associação Paulista de Umbanda, Pai Milton Aguirre, Ogã Juvenal - União de Tendas, Ogã Oscar Daniel – FENUG, Iyá Ekedji Ogunlade – Primado do Brasil, Nelson Alves, Comandante Yara Cipriano – Guarda Civil Metropolitana, Pai Willian Franca - TUB Seara de Jesus, Pai Marcelo Gutierrez - escritor umbandista, Mãe Ivone Macrini, Pai Genivaldo, Mãe Sebastiana, Mãe Rita e Ogã Zezinho - Filhos do Cacique, entre tantos outros, não menos importantes (só não citaremos todos os nomes aqui para não alongar demais o texto).


O término do evento coroou tudo o que foi visto, uma vez que o palco recebeu um número considerável de pessoas (muitas, inclusive, que estavam no auditório) e, todas, irmanadas e de mãos unidas, cantaram, comemorando este momento que, com certeza, ficará gravado na memória daqueles que puderam participar, mesmo que, na condição de expectadores, dessa tarde especial.



AGRADECIMENTO:








A diretoria da APEU agradece a todos que se envolveram e colaboraram para a realização deste evento. Que nosso Pai, Caboclo Ubatuba possa iluminar a todos, envolvendo cada um com as bençãos divindas do Mestre Oxalá.

FRASES:

“Vendo o símbolo da APEU, lembro das cores da nossa bandeira. O verde, amarelo, azul e branco retrata as cores dessa religião, que é brasileira. E se APEU significa “Associação de Pesquisas Espirituais Ubatuba”, poderia muito bem ser: AMOR, PAZ, ESPIRITUALIDADE E UNIVERSALIDADE, pois foi isso que vi nesta tarde. Viva a APEU! Viva a Umbanda!” (Pai Juberli Varela – Presidente do SOUESP)

“É difícil um movimento em nome da Umbanda que não encontramos os representantes da APEU. Parabéns!” (Pai Engels de Xangô – Aldeia de Caboclos).

“Encontrei na Casa do Caboclo Ubatuba uma paz e um respeito que me fez sentir abraçada por todos os irmãos ali presentes. Senti o amor universal reinando naquele lugar. E foi com imensa felicidade que vi o respeito que eles possuem pelos mestres orientais, quando vi no congá a figura de Yogananda”. (Sri Madana Mohana – Sacerdotisa Hinduísta).

“Estou aqui de mãos dadas com vocês, mostrando que a Umbanda e o Candomblé são religiões irmãs, pois somos todos filhos dos Sagrados Orixás”. (Iyá Ekedji Ogunladê – Primado do Brasil).

“Nesses 30 anos vi muitas casas fecharem suas portas, por falta de apoio da própria comunidade, por inexperiência, problemas de saúde dos dirigentes, e até pela interferência da própria espiritualidade devido a alguns abusos cometidos, por isso posso, me considerar um privilegiado, abençoado e vitorioso”. (Pai Silvio F. Costa Mattos – Presidente-fundador da APEU).

APOIO CULTURAL:

Prefeitura do Município de SP, CEU Aricanduva, Guarda Civil Metropolitana, AUEESP, Imagens Bahia, Casa de Velas Santa Rita, Personal Designer, Vereador Quito Formiga, Rádio Raízes de Umbanda e Editora Orphanake.

DIVULGAÇÃO:

Rádio Raízes de Umbanda, Rádio Toques de Aruanda, Rádio Vinha de Luz, Rádio Sagrada Umbanda, Jornal A Gaxeta, Jornal Umbanda Sagrada, Jornal Aldeia de Caboclos, Jornal Nacional de Umbanda, Jornal Icapra, Revista Espirita de Umbanda, Espaço do Ogã e TV Saravá Umbanda.

FOTOS:

Pai Élcio de Oxalá

Curimba da APEU - Ogã Sidney Mattos

Ogã Severino Sena - Núcleo de Curimba Tambor de Aruanda
Cia de Dança Alegria Cigana
Sri Madana Mohana


Grupo Crianças de Aruanda - Evang Infantil da APEU



Aldeia de Caboclos - Pai Engels de Xangô

T.U. Filhos de Oxum - Yá Sandra Bispo
Luci Rosa



Curimba da APEU - Alabê Sandro Mattos e as crianças
















Obs: se alguém tiver fotos do evento,
favor enviar para cabocloubatuba.apeu@hotmail.com
ou scm-bio@bol.com.br

Texto de Sandro C.Mattos - Secretário APEU


Nenhum comentário: