terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Autocura interior

Por Victor Rebelo


Quando falamos em tratamento espiritual, temos que levar em conta não apenas a cura do corpo físico, mas, sobretudo, a cura da alma.

Os ensinamentos de certas doutrinas espiritualistas têm como objetivo despertar a consciência humana para seus potenciais divinos. Os distúrbios emocionais e psíquicos, conforme nos ensinam, causam desequilíbrios energéticos que acabam desestruturando a harmonia celular, culminado, assim, nas doenças comumente diagnosticadas pelos médicos...

Portanto, devemos entender que a proposta maior de um método psicoenergético, em nossa atual conjuntura, não é a de substituir o hospital. Isso seria, até mesmo, contra a legislação brasileira. O objetivo maior é fornecer subsídios para que a criatura humana encontre condições para efetuar o seu amadurecimento e equilíbrio espiritual, o que trará, como consequência, o bem-estar e a saúde física.

De acordo com muitas doutrinas, existe uma força imensurável, que está além do inconsciente coletivo da humanidade, uma força universal, que coordena e impulsiona tudo o que é manifesto – espírito e energia, em seus diversos planos – para a harmonia. É uma lei transcendental que existe e sempre existiu e todo aquele que "foge" do seu campo sofre o "choque" de forças contrárias, que têm como objetivo redirecioná-lo ao equilíbrio necessário para a manutenção da harmonia do Todo.

Tudo no universo é interdependente, nada está só. Nesta interdependência, forças influenciam-se mutuamente, desde planetas e galáxias inteiras até as menores partículas subatômicas.

Matéria é energia em estado condensado; energia é matéria em estado radiante. Percebemos, então, que toda energia/matéria no universo tem a mesma origem, o mesmo princípio.

Na maioria das vezes, a doença não é uma causa, é uma consequência proveniente das energias desequilibradas que circulam por nossos organismos (mental, astral e físico). O controle das energias é feito através dos pensamentos e dos sentimentos, portanto, possuímos energias que nos causam doenças porque, mental e emocionalmente, já estamos desequilibrados.

Em Nos Domínios da Mediunidade, o espírito André Luiz explica que "assim como o corpo físico pode ingerir alimentos venenosos que lhe intoxicam os tecidos, também o organismo perispiritual absorve elementos que lhe degradam, com reflexos sobre as células materiais".

Os métodos para alcançar a saúde integral (corpo e espírito) são vários, mas as causas e efeitos dela são o mesmo: paz, amor e harmonia!

Recebido por e-mail - Revista Cristã de Espiritismo

Um comentário:

Stênio Augusto disse...

Excelente matéria e ensinamento. Para todos nós ! Principalmente nesse período, onde as pessoas e o planeta, se encontram mais frágeis, suscetíveis às energias inferiores.
Que renovemos as nossas energias, na fé em Deus e Jesus !!