sexta-feira, 25 de abril de 2014

Aconteceu - 24º Ajucá - Homenagem à Cabocla Jurema e suas falangeiras

Na tarde/noite de 19 de abril de 2014, Sábado de Aleluia, como tradicionalmente faz, a APEU realizou seu 24º Ajucá, que é um rito em louvor e homenagem à Cabocla Jurema e todas as suas falangeiras, tão importantes em todas as casas umbandistas e que possuem função especial de cuidar dos curumins (crianças).
É sempre nesta data que a APEU volta às atividades, após o recesso da Quaresma, tradição mantida e respeitada aos longo dos seus 33 anos de existência, por ordem espiritual.
Foi uma festa emocionante, com vários acontecimentos que premiaram aqueles que se fizeram presentes nesta data inesquecível.
Além do retorno aos trabalhos espirituais, onde por si só, já cria uma certa expectativa aos médiuns e assistentes, tivemos nesta data:

- Formatura dos formandos da turma de 2013 do Curso de Iniciação e Aperfeiçoamento Mediúnico, orientado por Pai Silvio Mattos;

- Entrega do Imalê (dístico com o ponto riscado do Caboclo Ubatuba) ao Ogã Dimas, por ter completado 7 anos como filho da casa, após o cruzamento na Lei de Pemba realizado pelo mentor;

- Batismo do pequeno Pedro, filho da médium Monismara e seu esposo Gilclean;

- Cruzamento da nova filha da casa: Priscila, que passou a ser uma nova flor no jardim do Seu Ubatuba.

- Visitas de irmãos de outras casas, destacando: Mãe Deise e Reinaldo (Candomblé Ketu), que foram agraciados com o axé do mentor.

Quando as caboclas incorporaram, puderam atender a todos assistentes com passes e orientações, para depois imantar os bolos de milho verde (abaréns) com as mais salutares vibrações. Estes foram servidos não só às entidades, mas também a todos os presentes, a fim de que pudessem saborear esta iguaria indígena, não só como um alimento, mas também, como um verdadeiro remédio espiritual.

No final da gira, como sempre acontece nas festividades da casa, foi proferida a prece, desta vez indicada à Cabocla Jurema e a corrente reluzente foi formada.

Fotos:



















2 comentários:

Stênio Augusto disse...

Lindo rito anual, da Cabocla Jurema : o AJUCÁ ! Sempre transmitindo Paz, Luz, Alegria, Fé, Esperança e o Renascimento, para a vida das pessoas. Renascer para uma nova vida, um novo ciclo ! Nascer novamente, como uma criança .

Stênio Augusto disse...

Lindo rito anual, da Cabocla Jurema : o AJUCÁ ! Sempre transmitindo Paz, Luz, Alegria, Fé, Esperança e o Renascimento, para a vida das pessoas. Renascer para uma nova vida, um novo ciclo ! Nascer novamente, como uma criança .