quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Aconteceu: 5ª Homenagem ao Caboclo Boiadeiro da Jurema e todos os Boiadeiros

No dia 11 de outubro a APEU realizou sua 5ª homenagem ao Caboclo Boiadeiro da Jurema e todos os Boiadeiros.

Numa tarde/noite repleta de energias positivas, o Caboclo Ubatuba recebeu, de braços abertos, os visitantes que vieram prestigiar o evento: Pai Dermeval de Oxóssi e filhos de fé da AUPL (Associação Umbandista Ponto de Luz) - Bairro: Inácio Monteiro, Pai Marcelo Gutierrez e filhos de fé da Choupana do Caboclo Pena Dourada - Diadema,  Mãe Rosângela Piovesan e seu marido, o Ogã Cassio Piovesan da Irmandade Umbandista Ponto de Luz - Vila Alpina e Mãe Deise Palombarini.
Foi emocionante ver a homenagem que os Ogãs da casa (Sidney, Cristiano, Rogério, Willian, Dimas, Wando, Gustavo e Ted) fizeram para o Alabê Sandro Mattos, que em 2014 está completando 30 anos na função, sempre atuando na nossa casa de caridade.
Um lindo ponto foi entoado por eles e outros membros da engira e em seguida, entregaram a ele um diploma de reconhecimento. Não bastasse isso, o irmão Jefferson Thimóteo o presenteou com um quadro que continha sua foto e uma mensagem. Pra finalizar, a irmã Fernanda Murbach (Candomblé Ketu) também cantou um ponto falando sobre a missão do Ogã junto aos Orixás. 
Após a subida do mentor, foram chamados os Caboclos de Oxóssi, que foram responsáveis pelos passes e orientações aos assistentes.
Vieram ainda prestigiar a festa o Ogã Anderson (Tenda de Umbanda Pai João de Aruanda - Santo André, dirigida por Pai Erci) e sua esposa Eunice (representando a Casa de Caridade Caboclo Cessy Taquara - São Mateus - comandado por Mãe Nice (Candomblé Ketu)).
Com a chegada do Caboclo Boiadeiro da Jurema e de outros Boiadeiros, todos puderam presenciar a beleza que esta gira proporciona. As tiradas de raiz (pontos) entoados pelas entidades, os toques da curimba, as danças, a chance de compartilhar com estes espíritos suas histórias e estórias e ainda saborear as delícias que a culinária típica da fazenda proporciona, dão um ar especial a esta festa.
Como mestre espiritual do grupo musical da instituição, o Caboclo Boiadeiro da Jurema consagrou as mãos do Ogã Gustavo, para que este passasse, a partir de então, a exercer a função de tocar, não só os instrumentos auxiliares, mas também, os tambores consagrados.
Após a subida dos Boiadeiros, todos receberam medalhas energizadas e, como tradicionalmente ocorre,  Pai Silvio Mattos proferiu a prece que formou a tradicional corrente reluzente, finalizando assim, esta noite repleta de luz e vibrações positivas.

Veja fotos:



































Nenhum comentário: