quarta-feira, 5 de junho de 2019

O traje dos assistentes no templo umbandista:


Resultado de imagem para escolha de roupasO terreiro de Umbanda é um templo religioso, um hospital, uma escola de educação de almas, na qual o Plano Espiritual se faz presente através dos Mensageiros de Jesus, proporcionando amparo e providenciando recursos diversos de auxílio para todos os que ali comparecem encarnados ou desencarnados. 

Por essa razão deverá ser um ambiente de recolhimento espiritual, merecendo respeito, consideração e recato por parte dos que o frequentam, devendo estes contribuírem com os seus bons pensamentos e atitudes dignas para que se estabeleça um clima favorável ao equilíbrio das reuniões espirituais. 

A tenda de Umbanda, não se assemelha a um clube de lazer, a um teatro, a um cinema ou a uma praça de esportes, onde as pessoas se apresentam vestidas como bem entendem.

Exige traje adequado, compatível com o ambiente religioso que a caracteriza: vestimentas simples, apropriadas ao clima, sem os exageros da moda profana que cultua a nudez e induz a sensualidade, baixando o teor vibratório das reuniões trazendo também prejuízos espirituais aos responsáveis por esses desequilíbrios. 

Em nome da caridade, da fraternidade e da tolerância não devemos ser coniventes com a licenciosidade perniciosa que avassala a nossa sociedade incauta, permitindo que os valores morais e os bons costumes sejam relegados a plano secundário.

Cabe, pois, aos que têm a responsabilidade de dirigirem os terreiros de Umbanda, promoverem campanhas de conscientização junto aos seus colaboradores e frequentadores através de palestras, cartazes e mensagens, objetivando a preservação dos bons hábitos ou modos no ambiente espiritual.   

Texto de Cleofano Golze

Jornal Umbanda Branca - ANO II – Nº 14 – JUNHO/2006


Nenhum comentário: