domingo, 23 de maio de 2010

Aconteceu - 03/04/2010


20º Ajucá
Festa da Cabocla Jurema - na APEU

Foi uma festa especial. Se não bastasse a alegria de retornar após o recesso da Quaresma, comemorando duas décadas desta homenagem às Caboclas, a APEU entregou os certificados dos alunos que concluíram o curso de cânticos - turma 2009, batizou filhos na Umbanda e ainda recebeu muitos convidados que vieram prestigiar o evento.



Formandos: Anderson Stábile - Hélio Doganelli Filgo - Régis Floriano

Médiuns batizados: Anderson, César, Gisele e Telma.

Convidados Especiais: Mãe Miriam Aparecida Pichini (T.U.Vovó Geralda e Caboclo 7 Flechas), Luci Rosa - cantora umbandista (T.U.Caboclo Pedra Branca e João Boiadeiro), Mãe Sandra de Oxóssi (ABRC Caminho das Flores e Folhas da Jurema, Oxóssi e Iemanjá), Pai Helinho de Oxalá (Centro de Estudos Religiosos João de Angola), Pai Caetano dos Santos (Templo da Luz do Sol), Pai Adriano Camargo - Erveiro da Jurema (Templo Escola Ventos de Aruanda), Mãe Sandra Lia Tescarollo (Morada da Luz) e Mãe Sandra de Oxum (T.U. Filhos de Oxum).

Pai Silvio falou sobre o que significava aquela homenagem e o porque dela ser tão importante para a nossa casa. Lembrou também que, assim como as caboclas cuidam dos curumins da tribo, é importante que cada templo umbandista cuide também das suas crianças, especialmente no que diz respeito à orientação religiosa, citando inclusive, a evangelização infantil que já entrou no seu 3º ano na APEU.

O Ogã Alabê Sandro Mattos discursou sobre a importância em todos os membros de uma casa umbandista conhecerem sobre a função que a música religiosa possui dentro do ritual. Após a entrega dos certificados, Pai Helinho pediu a palavra e falou sobre o quanto o curso de cânticos é importante, não só para os dirigente e ogãs, mas também a todos aqueles que participam de um terreiro.



Fotos dos alunos formados no curso de cânticos de Umbanda:



Após a formatura, os trabalhos espirituais reiniciaram com a chegada do mentor, Caboclo Ubatuba, que realizou a cerimônia de batismo na Umbanda dos médiuns que ainda hão haviam passado por este ritual, e logo após, recebeu todos os convidados, tanto os dirigentes como seus filhos de fé, abraçando cada um, num gesto caloroso de boas-vindas.

Aproveitando a oportunidade, em que tantas casas se mostravam unidas por um único propósito, o Caboclo Ubatuba pediu para que todos se ajoelhassem para mentalizar energias positivas em prol do nosso planeta e de tantos espíritos que estavam sendo resgatados coletivamente (o que já havia sido avisado pelo mesmo no final de 2009).

Após a subida do mentor, as caboclas se fizeram presentes, atendendo às pessoas que estavam na assistencia e energizando os abaréns (bolos de milho verde) que foram distribuidos, não como apenas um alimento do corpo, mas principamente, como um alimento espiritual.


Finalmente, como tradicionalmente acontece, foi formada, após a prece à Cabocla Jurema, a corrente reluzente.
Fotos dos médiuns batizados

Fotos dos convidados (dirigentes):



Nenhum comentário: