segunda-feira, 15 de abril de 2019

Aconteceu - O reconto do Caboclo sob a luz do luar

Na madrugada do dia 04 de março, a Escola de Samba Leandro de Itaquera realizou seu desfile no Sambódromo do Anhembi, levando ao público a história do Caboclo Ubatuba, mentor espiritual da APEU. O enredo "Ubatuba - O reconto do Caboclo sob a luz do luar" foi baseado na obra "O Arraial dos Penitentes" escrito por Pai Silvio Mattos.
A apresentação da escola foi dividida em quatro blocos: o primeiro tratou do encontro entre o negro Mukua Mukunda e os índios Tamonjis, que reultou depois na união com a jovem Jacirendy e no nascimento do pequeno cafuzo. O segundo bloco destacou a influência indígena e da catequese no seu crescimento. O terceiro bloco mostrou as origens do seu pai, a cultura africana e por fim, o quarto bloco que mostrava a passagem do jovem caçador para o mundo espiritual e sua atuação na Umbanda.
Nomes importantes da Umbanda paulistana fizeram parte deste momento especial: Pai Silvio Mattos e Mãe Cleide Mattos (dirigentes espirituais da APEU - Associação de Pesquisas Espirituais Ubatuba) , Pai Milton Aguirre (presidente do Soubra - Superior Órgão de Umbanda do Brasil), Pai Valdir Pereira (Pres. Regional do Primado de Umbanda em SP), Pai Élcio de Oxalá, Luci Rosa e Pai Paulo Rosa (T.U. Caboclo Pedra Branca e João Boiadeiro), Yá Sandra de Oxum e Yá Sheila de Oxum (TUFO - T. U. Filhos de Oxum), Pai Léo das Pedreiras e Mãe Priscilla das Águas (T.U. Divina das Águas), Mãe Juliana Ogawa (OAB - São Paulo), Pai João Dias e Mãe Mariusa de Iemanjá (C.E. Caboclo Urubatan), Mãe Áurea e Ogã Eduardo JC (Casa Pai José de Alencar e Zé Baiano), Mãe Claudete, Pai Luis e Mãe Indaiara (CEU Cabocla Jurema), Ogã Fábio Passoni, Gaô Osvaldo Cruz e tantos outros que vieram prestigiar esta linda homenagem. Não podemos deixar de destacar a presença da Família APEU e de irmãos de outras casas que, num grande gesto de união, compuseram a ala "Guerreiros de Fé", que representava o "Exército Branco de Oxalá", ou seja, os médiuns de todos os terreiros do Brasil e do mundo. Os filhos mais antigos da casa vieram no quarto carro, junto com as autoridades religiosas.
Ocarnaval da Leandro foi dirigido por uma comissão que teve à usa frente Fábio Flisch. O intérprete foi  Juninho Branco.

O desfile foi transmitido pelo canal da Liga das Escolas de Samba de São Paulo e pode ser assistido pelo link https://www.youtube.com/watch?v=nlyj2P-69I4

Segue fotos:












































































































































Nenhum comentário: