segunda-feira, 7 de novembro de 2011


02 DE NOVEMBRO – SALVE OBALUAÊ!

Omulu, chamado também de Obaluaê (ou, dependendo da nação, Xampanã ou Xapanã), representa a mudança da vida material para a espiritual. É o Orixá res-ponsável pelos espíritos recém-desencarnados e por isso, tem seu ponto de força no cruzeiro do cemitério. Esse é o motivo pelo qual muitas casas o homenageiam no dia de finados.

Na Umbanda, seu culto vem crescendo dia-a-dia, principalmente pelo poder de sanar as enfermida-des, ou seja, Obaluaê também é o Senhor da cura física e espiritual. Por essa razão, é considerado o “ Médico dos Pobres” e das doenças tidas como incuráveis.

Sincretizado com São Roque e São Lázaro, recebe como oferenda as pipocas sem sal, rompidas no azeite-de-dendê, também conhecidas como debu-rus. Suas cores na Umbanda são o preto e branco, seu dia é segunda-feira e sua saudação é Atotô!

Texto de Sandro da Costa Mattos


VOCÊ SABE O QUE É CALUNGA?

Calunga é uma palavra muito utilizada pelos umbandistas, que significa cemitério no dialeto iorubá. Porém normalmente o termo usado é Calunga Pequena.

Aí você deve estar pensando? Mas o mar não é chamado de Calunga Grande? Qual a relação entre os dois nomes?

Simples: no período da escravidão no Brasil, muitos negros morriam dentro dos porões dos navios negreiros e como a viagem era muito longa, seus corpos eram jogados no oceano. E chegando em terras brasileiras, os escravos oravam diante da Calunga Grande (grande cemitério) pelos seus irmãos que se foram.

Por Sandro da Costa Mattos

Nenhum comentário: