sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Sabendo que o mentor da APEU, Caboclo Ubatuba, sempre indicou aos seus filhos de fé a prática da meditação, segue um texto simples que pode ajudar aos que pretendem seguir as instruções. 

5 Maneiras de Meditar


Quem disse que para meditar precisa ficar sentado por horas?
De pé ou sentada, com música, mantra ou em silêncio, descubra a maneira que melhor se adapta a você

Tradução e adaptação, por Raquel Beer, filha de Marcia e André

É um equívoco comum pensar que a meditação consiste em ficar sentado no chão ou em uma almofada especial por horas. Na verdade, existem muitas maneiras diferentes de meditar, em períodos que duram desde cinco minutinhos de folga na sua cadeira do escritório, até um retiro longo e silencioso no fim-de-semana. Qualquer um que tenha interesse em meditar pode encontrar um estilo que sirva as suas necessidades, horários e orçamento.

Entrando em contato com o solo

Não importa o estilo da meditação que você escolher, o contato com o chão faz parte dele, mas você pode também do senti-lo isoladamente. Retire seus sapatos e meias. Sente em uma posição relaxante e confortável, que permita que todo o comprimento de seu pé esteja em contato com o chão. Posicione suas mãos em seu colo. Feche os olhos e visualize a base da sua espinha se entendendo – como as raízes de uma árvore – para o centro da terra. Inale e alongue a base da sua espinha para baixo. Faça isso e, ao mesmo tempo, sinta o topo de sua cabeça se alongando para cima. Exale e relaxe seus músculos, deixando a energia negativa aflorar para fora de sua espinha e através da raiz da árvore. Você pode fazer esse exercício por alguns minutos ou pelo tempo que desejar.

Meditação Sentada

A mais popular técnica de meditação continua sendo a meditação sentada. Dentro desta prática existem algumas variações. Algumas pessoas sentam na posição de lótus, enquanto outras sentam em uma almofada ou em um pequeno banquinho para prevenir a cãibra. Alguns dos praticantes fecham os olhos. Outros preferem ficar de com as pálpebras abertas, para prevenir o sono, uma vez que a meditação demanda uma mente alerta. Inale e exale, usando a técnica do contato com o solo para focar a mente. Ao invés de resistir à entrada de pensamentos externos e preocupações em sua mente, acolha-os. Permita que eles saiam rápido. Se sessões longas de meditação sentada são desconfortáveis, tente intercalá-las com intervalos de dois minutos em pé.
Meditação de Cadeira Reclinável

Para aqueles que acham a tradicional meditação sentada desconfortável, esse método é uma alternativa aceitável. Ajuste uma cadeira no nível médio de reclinação. Tire os seus sapatos e meias. Pressione as solas de seus pés uma contra a outra. Coloque as mãos no colo ou contra o peito. Relaxe, respire e aprecie o momento presente. Permita que os pensamentos passem por sua mente, mas não converse com eles internamente.

Meditação Mantra

Cantar mantras é uma técnica de meditação clássica. Ela pode ser tão simples quanto poderosa, com a entoação de "om" ou "shanti", ou com a utilização de uma frase de auto-realização ou focalização que prefira usar. Você pode dizer mantras em voz alta, silenciosamente, ou como um "hum". Enquanto você repete o mantra, preste atenção no fluxo de energia e na respiração. Você pode cantar mantras com qualquer forma de meditação: em pé ou sentada.
Meditação com Músicas Purificadoras

Uma das mais criativas e energéticas técnicas de meditação é a dança purificadora, um estilo visto mais frequentemente em redemoinhos Sufi ou rituais shamanicos. Você começa ficando em pé descalça, respirando e sentindo o solo. Essa é uma oportunidade excelente para definir um objetivo para o seu ritual ou para fazer interiormente perguntas para as quais você procura respostas. A transição para o segundo estágio da dança é feita normalmente com música instrumental. Ela pode ser acompanhada de gritos, cantos ou expressões emocionais. Essa transição pode durar de 20 minutos à uma hora, sendo intercaladas por fases de dança mais lenta. Para finalizar a meditação, você deve ficar dez minutos deitada no chão.

Fonte: ModernMom - http://www.revistapaisefilhos.com.br/comportamento-familia/880/5-maneiras-de-meditar

Nenhum comentário: