terça-feira, 7 de junho de 2011

Aconteceu:

23/04/2011
21º Ajucá - Festa da Cabocla Jurema e suas falangeiras

 No último Sábado de Aleluia, como tradicionalmente ocorre na APEU, foi comemorado o Ajucá - Festa da Cabocla Jurema, na reabertura das atividades espirituais da casa após o recesso da Quaresma.
O terreiro estava todo enfeitado com as cores referentes às vibrações das matas, e especialmente o verde e branco se fizeram presentes, além de muitas folhas e flores que ornamentavam o congá principal e o congá montado especialmente para a cabocla homenageada.
Antes da chegada do mentor, aconteceu mais um batismo infantil celebrado pelo sacerdote da APEU, Pai Silvio Mattos.
Para nossa surpresa, fomos visitados pelo irmão, Mestre Pedro, da Escola de Curimba Razão para Viver e Pai Marcelo Gutierrez, sacerdote e escritor umbandista, que participoram da engira após o abraço dado ao Caboclo Ubatuba. Outros irmãos, de outras casas, também se fizeram presentes.
Após a subida do Caboclo Ubatuba, as entidades foram chamadas e as caboclas puderam atender aos presentes, dando passes e consultas. Um dos momentos marcantes foi quando as caboclas chamaram as crianças para dançar com elas, da mesma forma que saudavam a Tupã na tribo.
Bolos de milho verde, chamados abarém, foram fluidificados e distribuidos como uma alimentação especial, já que, mais do que um bolo, alí estava contido o axé, a energia das entidades alí manifestadas.
O encerramento se deu através da prece à rainha das matas, com a formação da corrente reluzente.
Após os trabalhos, comes e bebes foram servidos do lado externo do terreiro aos participantes.

Nenhum comentário: