segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Convite - Festa de Cosme e Damião na APEU


 






















Convidamos nossos irmãos de fé para a Louvação a São Cosme e São Damião na sede da APEU, no dia 27 de setembro, sábado, às 16:00 horas.

Comunicado aos médiuns: obrigatório o uso da fita na cintura (azul para homem / rosa para mulher) no dia da festa.
No dia 26, sexta-feira, todos os filhos da casa devem participar da equipe que vai preparar as sacolinhas que serão distribuídas para as crianças, além de auxiliar na ornamentação do terreiro.
Os assistentes que quiserem ajudar, sintam-se à vontade, pois toda ajuda é bem-vinda!

Aceitamos doações de doces, brinquedos, balas, pirulitos, sacolinhas de papel e sacolas plásticas, enfim, tudo que será utilizado para montar as lembrancinhas das crianças, além de estarmos abertos a receber doações de bolos, refrigerantes, outros doces, etc que serão servidos na festa do terreiro, tanto para as crianças espirituais, como para todos os presentes (adultos e crianças).

Sejam bem-vindos!

As crianças agradecem!

4 comentários:

João Cleese disse...

Olá. Encontrei o blog pelo google. Vocês vão celebrar a festa de São Cosme e Damião com caruru? Gostaria de saber se a comemoração é aberta. Meu e-mail é decoamarelo@hotmail.com. Obrigado

Stênio Augusto disse...

Interessante o nosso irmão falar do caruru...comida típica de santo. Estava vendo um comentário na TV Canal MultiCultura, TV Cultura, sobre as comemorações da festa de São Cosme e Damião pelo nosso Brasil enorme. Em alguns locais, como no Nordeste, principalmente, devido a mescla das religiões Afros e de Nações, junto com a Umbanda; o Caruru, é oferecido para as crianças que estão no terreiro, em um roda, feita por elas mesmas no centro do terreiro, tenda, choupana e etc, em frente ao Congá. Assim é feito o ritual, com as crianças comendo, saboreando o Caruru, pontos cantados são entoados, para a chegada dos Erês ( espíritos de crianças) que são incorporados nos médiuns capacitados. E assim começa a grande festa de alegria e harmonia !
Muito legal...demmais ! Gostaria de ver novamente este documentário !
Abração á todos !

João Cleese disse...

Na verdade, Stênio, não sei se o caruru (me refiro ao "caruru refeição", não me refiro somente ao prato feito com quiabo) é servido a crianças que estão no terreiro. Quando falamos "vai ter caruru" é o mesmo que "vai ter feijoada": não tem só feijão, mas uma variedade de pratos.
Aqui uma foto do que chamamos de caruru: http://goo.gl/MQsDLy
Foto de uma típica mesa servida em homenagem a Cosme e Damião: http://goo.gl/y8lFic

Em Salvador, Bahia, é muito comum (muito mesmo) as famílias fazerem festas em homenagem a São Cosme e Damião como se fossem aniversários de crianças, com aluguel de pula-pula, palhaços, carrinho de algodão doce, distribuição de doces na festa e mesmo na rua, no trabalho... Mas o principal do almoço ou da janta é o caruru dado a crianças antes de oferecê-lo aos adultos. Ressalte-se de que nessas festas não há bebida alcoólica.

É muito bacana numa noite visitar 3 famílias de amigos que promovem caruru pras crianças em locais distintos. É como se você tivesse 3 aniversários pra ir numa mesma noite. É algo realmente tradicional e muito respeitado. E a comida sempre maravilhosa: caruru, vatapá, xinxim de galinha, pipoca, abará, acarajé, farofa, milho, feijão fradinho, feijão preto.

De qualquer forma, obrigado pela informação trazida por você. Abraços.

Stênio Augusto disse...

Obrigado vc André, pelas informações ! Muito legal ! Abraços !