quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Aconteceu - 9ª Festa em homenagem ao Caboclo Boiadeiro da Jurema e todos os Boiadeiros

No dia 20 de outubro de 2018 a APEU realizou mais uma festa em homenagem aos boiadeiros, sob o comando do Caboclo Boiadeiro da Jurema. 
Esta, que foi a 9ª edição do evento, teve mais um batismo infantil, agora da pequena Sarah, que veio de Portugal para ser batizada dentro da ritualísticada Umbanda. A mãe, Daniella (filha da casa) e o pai, Cristopher, moram já há alguns anos no velho continente, mas, num ato de demonstração de respeito à sua fé, vieram ao Brasil para o ato, escolhendo como padrinhos materiais, os irmãos, Sidney e Janaina e como padrinhos espirituais, Exu das Sete Portas e Vovó Zefa.
neste mesmo dia, recebemos a visita de alunos da Universidade Anhembi Morumbi, que estão montando um documentário sobre a função dos Ogãs na Umbanda.
O Caboclo Ubatuba firmou a casa com seu ponto riscado e todos os caboclos vieram para dar passes e consultas. 
Os boiadeiros depois chegaram e cuidaram, principalmente, daqueles  que tinham algum tipo de problema de saúde. Depois abençoaram as comidas típicas que foram preparadas com todo carinho, para que fossem depois, saboreadas por todos os presentes. Esta primeira etapa do trabalho foi comandada pelo Boiadeiro Junvêncio dos Cafundós.
Depois, com a chegada do Caboclo Boiadeiro da Jurema, para a agradável surpresa de todos, o Ogã Dimas foi coroado e definido, a partir de agora, como Ogã de Ogum e como nas outras oportunidades, o grupo de ogãs foi orientado sobre suas obrigações.
No final da gira, a corrente reluzente iluminou o terreiro.
Jetruá!

Fotos:




























Nenhum comentário: