quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Lançamento do enredo: Ubatuba - o reconto do Caboclo sob a luz do luar


Ontem a noite, São Paulo conheceu, num evento realizado na Casa de Cultura de Itaquera, o enredo da Escola da Samba Leandro de Itaquera para o carnaval de 2019. Tradicionalmente conhecida por levar a cultura afro para a avenida, dessa vez a agremiação surpreendeu a todos com um tema que envolve a união de duas raças: os negros e os índios. Dessa linda união surgiu um guerreiro cafuzo, um grande caçador, que se desenvolveu cultuando a fé nos Orixás, somando isso à sabedoria da pajelança indígena e aos ensinamentos cristãos passados pelos jesuítas. Se você é um leitor de romances de cunho umbandista deve estar pensando: “Mas eu já li algo parecido!”... e é isso mesmo.

O enredo definido pela agremiação terá como tema: UBATUBA – O RECONTO DO CABOCLO SUB A LUZ DO LUAR e foi baseado na obra literária “O Arraial dos Penitentes”, escrito por Pai Silvio da Costa Mattos e terá como centro, a história do Caboclo Ubatuba, mentor espiritual da APEU, instituição umbandista, também sediada na zona leste da capital. O evento foi aberto com a presença da diretoria da escola, inclusive do seu presidente-mor, Leandro Alves Martins e de autoridades governamentais.

Em seguida, uma dança indígena foi apresentada pela comissão de frente, seguido de um “esquenta” com o hino da escola. Depois das primeiras considerações do diretor de Carnaval Fabio Flish, uma linda apresentação teatral mostrou um resumo do enredo, contando a história do caboclo, desde a união de seus pais, até seu desencarne. Integrantes da APEU e da escola foram às lagrimas, tamanha a emoção transmitida pelo ato.

Logo após, as baianas trouxeram um andor com uma imagem do mentor, enquanto os Ogãs entoavam uma
cantiga em homenagem ao mesmo.

Foi maravilhoso.

Cremos ser a primeira vez que uma agremiação carnavalesca levará a público um enredo que tratará de uma entidade espiritual que atua nas esferas da Umbanda, já que o mais comum é a homenagem aos Orixás, por isso, a responsabilidade é muito grande, não só pelo trabalho à ser apresentado, mas também, para fazê-lo de forma que transmita uma mensagem positiva a respeito dos mentores que lidam nesta energia universalista que envolve nossa fé.

A Leandro contará com uma comissão de carnaval formada por: Denildo (criação de alegorias), Gemilson Durval e Dinei (direção de fantasias), Guilherme Estevão (criação visual), Augusto Oliveira (decoração de fantasias) e Leomax Castro (criação de fantasias específicas). Ainda terá Zanza Santos (comissão de frente), o trio formado por Pica Pau, Maurício e Jenifer (Harmonia), Paulão (alegorias), com a direção geral de Carnaval de Fábio Flisch. Além disso, a vermelho e branco manterá à frente da bateria o Mestre Pelé, bem como o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira continuará sendo formado por José Luiz e Juliana. O intérprete oficial será Juninho Branco.

A Leandro de Itaquera será a quinta escola a desfilar no Grupo de Acesso no dia 03 de março de 2019.

Cobertura: Rádio Raízes de Umbanda 
http://raizesdeumbanda.com 

Fotos: Rádio raízes de Umbanda e SRzd


































Nenhum comentário: